A PERSPECTIVA DIALÉTICA E PEDAGÓGICA NA OBRA KIRIKU E A FEITICEIRA

Autores

  • João Nunes da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Kiriku e a feiticeira, cultura africana, cultura

Resumo

O objetivo central deste artigo é identificar aspectos na obra Kiriku e a feiticeira (Michel Ocelot, 1998) que favorecem na compreensão da cultura africana, especialmente no que diz respeito à desconstrução de estereótipos e preconceitos. A análise se baseia em trechos do filme no intuito de identificar aspectos centrais que favorecem uma leitura crítica do mundo, como a desconstrução do mito do herói Ocidental que costumamos ver no cinema para a massa. Na obra analisada encontramos elementos fundamentais para a compreensão do universo mítico e cultural relacionado aos povos africanos e suas formas de enfrentamento dos problemas vivenciados, como o preconceito e o racismo, ao longo do tempo, que remetem a desconstrução de estigmas e de estereótipos propulsores do racismo, do preconceito e da discriminação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Kiriku e a feiticeira; cultura africana; cultura.

 

 

 

ABSTRACT

This article is about ideology, construction of stereotypes and forms of  fight against prejudice and racism from the film work: Kiriku and the Sorceress(Michel Ocelot, 1988).  The central objective is to identify aspects in the work Kiriku and the Sorceress that favor the understanding of African culture, especially with regard to the deconstruction of stereotypes and prejudice. The analyses is based on excerpts from the film in order to identify central aspects that favor a critical reading of the world, like the deconstruction of the myth of the western hero we usually see in the commercial cinema. In the analyzed work we find fundamental elements for the understanding of the mythical and cultural universe related to the african peoples and their ways of coping with the problems experienced, such as prejudice and racism, over time, which refer to deconstruction of stigmas and stereotypes of racism, prejudice and discrimination.

 

KEYWORDS:  Kiriku and the sorceress; African culture; culture.

  

RESUMEN

Este artículo trata de ideología, construcción de estereotipos y formas de enfrentamiento al prejuicio y al racismo a partir de una obra fímica: Kiriku y la hechicera (Michel Ocelot, 1998). El objetivo central es identificar aspectos en la obra Kiriku y la hechicera que favorecen en la comprensión de la cultura africana, especialmente en lo que se refiere a la deconstrucción de estereotipos y prejuicios. El análisis se basa en fragmentos de la película con el fin de identificar aspectos centrales que favorecen una lectura crítica del mundo, como la deconstrucción del mito del héroe occidental que solemos ver en el cine para la masa. En la obra analizada encontramos elementos fundamentales para la comprensión del universo mítico y cultural relacionado a los pueblos africanos y sus formas de enfrentamiento de los problemas vivenciados, como el prejuicio y el racismo, a lo largo del tiempo, que remiten la deconstrucción de estigmas y estereotipos propulsores El racismo, el prejuicio y la discriminación.

 

PALABRAS CLAVE: Kiriku y la hechicera; La cultura africana; la cultura

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Biografia do Autor

João Nunes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e cultura contemporâneas (UFBA)Mestrado em Sociologia (UFPB). Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (UFPB). Pós-graduação em metodologias e linguagens em EAD. Professor Adjunto I da UFT – Miracema. Experiência em gestão de projetos de pesquisa e extensão, com atuação em cinema e educação, roteiro e direção de documentários. Experiência em EAD e produção de material didático. E-mail: jnunes7@gmail.com. 

Referências

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SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras: Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2007.

Publicado

2017-08-30

Como Citar

da Silva, J. N. (2017). A PERSPECTIVA DIALÉTICA E PEDAGÓGICA NA OBRA KIRIKU E A FEITICEIRA. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 219–241. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3973