O PÔR DO SOL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CAPITAL TOCANTINENSE: DA NATUREZA À INVENÇÃO DE TRADIÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Costa dos Anjos Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Caira Kelle da Silva Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Heloísa Cipriano Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Isabela Caldas de S. Leão Universidade Federal do Tocantins
  • Sarah Tamioso Mesquita Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Símbolos, Sol, Invenção de Tradições, Palmas (TO)

Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca da transformação do Sol – mais especificamente o pôr-do-sol de Palmas – em símbolo, marca e ‘ponto turístico’ no discurso midiático dos veículos da Organização Jaime Câmara e também na página oficial da rede social Facebook da Prefeitura de Palmas. Para tanto, discute algumas construções acerca do sol como símbolo e o terreno propício para invenções de tradições em Palmas. Assim, percebe o objeto de estudo, quando ancorado na mídia local, a partir da Teoria do Agendamento. Por fim, aponta, nas considerações finais, como o Sol se tornou um símbolo em Palmas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Símbolos; Sol; Invenção de Tradições, Palmas (TO).

 

 

ABSTRACT

The article proposes a reflection about the transformation of the Sun - more specifically the sunset of Palmas - in symbol, brand and 'tourist spot' in the mediatic discourse of the Jaime Câmara Organization's vehicles and the official Facebook page of the Prefecture of Palmas. For that, the article discuss some constructions about the sun as a symbol and the propitious ground for inventions of traditions in Palmas. Thus, comprehends the object of study, when anchored in the local media, using the Agenda Setting Theory. Lastly, points, in the final considerations, how the Sun became a symbol in Palmas.

 

KEYWORDS: Symbols. Sun; Invention of Traditions;  Palmas (TO).

 

 

RESUMEN

El artículo propone una reflexión al respecto de la transformación del Sol - más específicamente la puesta del sol de Palmas - en símbolo, marca y ‘punto turístico’ en el discurso mediático de los medios de la Organización Jaime Câmara y también una página oficial de la red social Facebook de la Municipalidad de Palmas. Para esto, discute algunas construcciones acerca del sol como símbolo y el ambiente propicio para invenciones de tradiciones en Palmas. Así, se percibe el objeto de estudio, cuando ancorado en la mídia local, a partir de la Teoría de la Programación. Por fin, apunta, en las consideraciones finales, como el Sol se convirtió un símbolo en Palmas.

 

PALABRAS CLAVES: Símbolos; Sol; Invenciones de Tradiciones; Palmas (TO).

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa dos Anjos, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Ciências do Ambiente (2015), Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas contemporâneos (2017), graduada em Comunicação/Jornalismo (2012) todos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT. Durante o mestrado fora bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Técnica em Marketing pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO (2015). Atuou como repórter no caderno de cultura Arte & Vida, do Jornal do Tocantins (2012-2013). Atualmente é professora substituta no curso de Jornalismo da UFT e professora convidada no Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT).

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Anjos, A. C. C. dos, Lima, C. K. da S., Lima, H. C., Leão, I. C. de S., & Mesquita, S. T. (2017). O PÔR DO SOL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CAPITAL TOCANTINENSE: DA NATUREZA À INVENÇÃO DE TRADIÇÃO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(3), 141–161. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4140