TELEJORNALISMO LOCAL: a construção da identidade cultural no processo comunicativo

Autores

  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade do Tocantins (UNITINS)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p200

Palavras-chave:

teçejornalismo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a construção da identidade da população brasileira por meio dos telejornais locais. Aproximando obras e conceitos das áreas da Comunicação Social e da Sociologia, a presença da televisão na vida dos brasileiros foi evidenciada, compreendendo-a como uma instituição social que participa da formação cultural do seu público. Foi feita também a análise do uso da cultura popular no processo de construção das notícias. Por fim, houve o destaque de que os telejornais, enquanto estratégia de comunicabilidade, são constituídos nas articulações entre o processo de produção e os movimentos plurais de recepção.

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Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade do Tocantins (UNITINS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor titular da Faculdade ITOP, professor titular do Centro Universitário Luterano de Palmas e professor comissão própria de avaliação da Fundação Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educaçao, atuando principalmente nos seguintes temas: anos iniciais, ensino-aprendizagem, formação de professores, escola encarcerada - prisão - preso - currículo e violência.

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Silva, R. B. e. (2020). TELEJORNALISMO LOCAL: a construção da identidade cultural no processo comunicativo. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(1), 200–215. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p200