PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL, SEXUAL E DE GÊNERO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PALMAS

Autores

  • Romário Rocha do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Amanda Maurício Pereira Leite Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p227

Resumo

O rito de passagem de preparação da criança para a vida adulta requer uma melhor atenção sobre a relevância da diversidade. Naturalmente o debate, seja ele sobre gênero, cultura ou sexualidade, torna-se mais do que indispensável, visto que as problematizações vão além do que é padronizado em diretrizes educacionais. Dessa forma, o presente estudo busca analisar e problematizar concepções teóricas acerca do currículo proposto pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Palmas, tendo como base as teorias sobre diversidade cultural, sexual e de gênero para a educação básica. Como problema, questionamos se a diversidade se faz presente no currículo e o que os teóricos, como Foucault (1988); Da Silva (1999); Felipe (2006); Maia; Rocha; Vizolli (2017); Alecrim (2017); Lionço (2018), narram sobre, considerando que a descentralização do sujeito é calcada pela característica subjetiva de ser. O estudo mostra a existência de conflitos entre o que defende o currículo do Município de Palmas/TO e os apontamentos das teorias pós-críticas em relação à temática de gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Romário Rocha do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Comunicação e Sociedade, PPGCOM-UFT. Bacharel em Administração. E-mail: admrocha13@gmail.com.

Amanda Maurício Pereira Leite, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação (UNICAMP). Doutora e Mestre em Educação (UFSC). Pesquisadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Nascimento, R. R. do, & Maurício Pereira Leite, A. (2020). PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL, SEXUAL E DE GÊNERO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PALMAS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(2), 227–241. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p227