EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA – IMPLEMENTAÇÃO DO CALENDÁRIO ANUAL DE CURSOS NA POLÍCIA MILITAR DE TOCANTINS

Autores

  • Patrícia Pinheiro de Melo Azevedo Polícia Militar do Estado do Tocantins
  • Valdirene Cássia da Silva Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/ULBRA

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral identificar o desenvolvimento da educação profissional na Polícia Militar do Tocantins-PMTO, e como objetivos específicos: mapear o processo de educação profissional implementado pela PMTO; discutir a necessidade do calendário anual de cursos e propor a educação profissional continuada tendo como ferramenta o calendário anual de cursos. Para atingir os referidos objetivos, foram utilizados como instrumentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental no acervo da Diretoria de Ensino da PMTO, bem como foi realizada entrevista escrita e oral com o Diretor do Departamento de Ensino, Instrução e Pesquisa da Corporação – DEIP, sendo adotados o método descritivo e a abordagem qualitativa. Após pesquisa, evidenciou-se que a PMTO tem normas de ensino voltadas para a educação profissional continuada, não sendo cumprida em sua plenitude por falta de recursos de capital, estrutural e/ou financeiro. Por fim, sugeriu-se a implantação de calendário anual de cursos voltados para todos os integrantes da Corporação, independentemente de Quadros e atividades desenvolvidas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Profissional; Continuada; Calendário.

 

 

ABSTRACT

This study aimed to identify the development of professional education in the Military Police of Tocantins (PMTO), Tocantins State, Brazil, and has as specific objectives: (a) mapping the professional education process implemented by PMTO; (b) discussing the need of courses’ annual calendar; and (c) proposing continuing professional education using such calendar as tool. For achieving these goals, bibliographical and documentary data found in the PMTO Board of Education were used, as well as written and oral interview was taken with the Director of the Department of Education, Instruction, and Research of the Corporation (DEIP), adopting descriptive method and qualitative approach. This research showed that the PMTO has education rules focused on continuing professional education; however, these rules are not fulfilled in their fullness, due to lack of capital and of structural and/or financial resources. Finally, it was suggested to implement an annual calendar for courses intended to all the Corporation members, regardless of the Military Officers Board and developed activities.

 

KEYWORDS: Education; Professional; Continued; Calendar.

 

 

RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo general identificar el desarrollo de la educación profesional en la Policía Militar de Tocantins-PMTO, y como objetivos específicos: mapear el proceso de educación profesional implementado por la PMTO; discutir la necesidad del calendario anual de cursos y proponer la educación profesional continuada teniendo como herramienta el calendario anual de cursos. Para alcanzar estos objetivos, se utilizaron como instrumentos la investigación bibliográfica y la investigación documental en el acervo de la Dirección de Enseñanza de la PMTO, así como se realizó entrevista escrita y oral con el Director del Departamento de Enseñanza, Instrucción e Investigación de la Corporación - DEIP, siendo adoptado el método descriptivo y el abordaje cualitativo. Después de la investigación, se evidenció que la PMTO tiene normas de enseñanza orientadas a la educación profesional continuada, no siendo cumplida en su plenitud por falta de recursos de capital, estructural y / o financiero. Por último, se sugirió la implantación de calendario anual de cursos dirigidos a todos los integrantes de la Corporación, independientemente de Cuadros y actividades desarrolladas.

 

PALABRAS CLAVE:  Educación; profesional; continuado; calendario.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Pinheiro de Melo Azevedo, Polícia Militar do Estado do Tocantins

Discente do Curso Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Capitão do Quadro de Oficiais Policiais Militares; Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Tiradentes do Estado do Tocantins desde 2007; Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins – UFT desde 2009; Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS desde 2010; Pós-Graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-UNIDERP – LFG desde 2011; Pós-Graduada em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG desde 2011. E-mail: patypmelo@hotmail.com.

Valdirene Cássia da Silva, Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/ULBRA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/ULBRA. E-mail: valdirene.silva0@gmail.com.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

Azevedo, P. P. de M., & Silva, V. C. da. (2018). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA – IMPLEMENTAÇÃO DO CALENDÁRIO ANUAL DE CURSOS NA POLÍCIA MILITAR DE TOCANTINS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(3), 163–183. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/5964

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático