Arquitetura e percepção ambiental ou uma construção fenomenológica do habitar

Autores

  • Laelia Regina Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/ago2024_5

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Fenomenologia, Arquitetura, Indígena

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar as relações espaciais do povo Sateré-Mawé, fundamentado em um relato de vivência após dias de imersão nesse grupo. A abordagem fenomenológica foi adotada como referencial teórico. O relato em questão busca compreender a percepção ambiental de um grupo focal desse povo, especialmente durante a proposta inicial de construir uma casa de parto em Maués, Amazonas, que acolhesse as mulheres Sateré quando estas estivessem na cidade. Utilizando dinâmicas em grupo e metodologias participativas de projeto de arquitetura, além de mutirões de capina e abertura de clareiras, o estudo demonstra as possibilidades de uma arquitetura fenomenológica. Essa abordagem se baseia no conhecimento tradicional e na percepção ambiental dos povos tradicionais, elementos essenciais para o desenvolvimento de espaços que se alinham à arquitetura vernacular. A fenomenologia, como principal suporte teórico, permite a integração entre campo e teoria, abrindo caminhos para novas possibilidades e compreensões a partir das experiências do mundo vivido, enfocando principalmente nas relações sensoriais e de percepção.

Biografia do Autor

Laelia Regina Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em arquitetura e urbanismo pela UFF, Universidade Federal Fluminense (2015) trabalho com habitação vernacular ribeirinha da região amazônica como caminho para a sustentabilidade, além de grande inspiração para o trabalhos que busco desenvolver. Possuo graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2013) e graduação em Design e expressão gráfica pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Tenho grande interesse e venho buscado em me espacializar em arquitetura sustentável e bioconstrução, através de diversos cursos voltados para a área e possuo PDC (Permaculture design course), possuindo experiencia em trabalhos com permacultura. Possuo ainda especialização em Iluminação e design de interiores. Lecionou na Faculdade Martha Falcão DeVry, nos cursos de arquitetura e urbanismo e design de interiores em 2016 e na Uninorte -Laureat Universities até o agosto de 2017. Participo do GHUN-Grupo de pesquisa Geografia Humanista Cultural, no qual trabalhamos na linha de pesquisa da fenomenologia e suas formas de expressão e percepção. Lecionou no curso de Arquitetura e Urbanismo na DeVry, e na Uninorte Laureat, trabalhando disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Além de diversos trabalhos acadêmicos voltados para o pensamento do habitar e a arquitetura e urbanismo na região amazônica, possuo um escritório de arquitetura, urbanismo e design, a CASACINCO, no qual realizamos trabalhos de cunho socioambiental através de projetos que busquem a melhoria do lugar através da arte e da cultura, e da experiencia espacial. Com a CASACINCO realizamos o FUÁ- Feira Urbana de Alternativas, evento realizado mensalmente em Manaus no parque do Mindú,que busca a educação sócio-ambiental, através da difusão da cultura e da arte, permitindo que as pessoas ocupem espaços publicos e deem a esses novos significados através do uso e da experiencia espacial. Atualmente sou doutoranda do curso de Pós-Graduação em Ciência do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA - na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, trabalhando com a valorização das construções vernaculares e saberes tradicionais como principal fator de fortalecimento e caminho para construções sustentáveis e projetos desenvolvidos em comunidades a partir de uma fenomenologia da arquitetura e metodologias participativas. Realizei trabalhos junto ao Earthship Biotecture no Uruguai e nos Estados Unidos, auxiliando a construção de habitações sustentáveis e autônomas. Atualmente desenvolvemos projetos de bioarquitetura e sua construção com técnicas de bioconstrução.

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Laelia Regina Batista Nogueira. (2024). Arquitetura e percepção ambiental ou uma construção fenomenológica do habitar. Revista Amazônia Moderna, 4(1). https://doi.org/10.20873/ago2024_5