Pavimentação drenante com resíduo de construção civil para centros urbanos na Região Amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.am.2594-7494.nov2025-7%20%20%20%20%20%20

Palavras-chave:

Concreto permeável, Resíduo de construção civil de concreto, Padrão de ruptura

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e ambiental de utilização de agregados reciclados de concreto (ARC) em pavimentos drenantes de concreto permeável para a realidade climática da região amazônica. Para isso, foram preparadas amostras de concreto permeável utilizando seixo, brita ou ARC, variando o teor de pasta de cimento e ajustando a relação a/c. Os corpos-de-prova foram testados quanto à resistência à tração na flexão e coeficiente de permeabilidade, determinado pelo método de carga variável, em idades iniciais e após 24 meses. Realizou-se, ainda, Análise de Ciclo de Vida (ACV), conduzida segundo diretrizes da ISO 14040/14044 e utilizando abordagem do tipo cradle-to-gate, para substituição de 100% dos agregados naturais por ARC nos concretos. Verificou-se redução da permeabilidade das amostras após 24 meses, sem diferença entre misturas com ARC ou agregados naturais. Observou-se que a substituição total de agregados naturais por reciclados não reduziu a demanda energética ou emissões de poluentes devido à necessária correção do teor de pasta em matrizes com agregados reciclados, o que resultou em maior consumo de cimento. Ressalta-se, no entanto, drástica redução no consumo de matérias-primas não renováveis em amostras com ARC. Conclui-se, desse modo, a necessidade de que sejam abordados parâmetros ambientais globais para utilização de agregados reciclados em concretos permeáveis.

Biografia do Autor

Nállyton Braga, Universidade Federal do Pará

Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará (2017). Graduação-sanduíche em Engenharia Civil na Ecole Centrale de Nantes, França (2015). Mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU, UFPA), com ênfase na linha de pesquisa "Tecnologias Construtivas, Conservação e Restauro" (2019). Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU, UFPA), com ênfase na linha de pesquisa "Tecnologias Construtivas, Conservação e Restauro". Experiência com materiais e técnicas de construção civil convencionais e especiais, com ênfase para estudos envolvendo a tecnologia de pavimentos de concreto permeável, reaproveitamento de resíduos e cimentos de baixo impacto ambiental.

Euler Arruda, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Lotado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutor em Tecnologias Construtivas - PPGAU/UFPA. Mestre em Tecnologias Construtivas - PPGAU/UFPA. MBA em Orçamento, Planejamento e Controle na Construção Civil. MBA em Projetos Aplicados à Construção Civil. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Graduação sanduiche com a Universidad de Cantabria - Santander/Espanha (2015-2016). Cursando engenharia com ênfase em edificações, tecnologia da construção e meio ambiente. Experiência em construção civil como projetista e executor de obras residenciais e hospitalares, nas áreas: Geotécnica, estrutural, elétrica, hidrossanitária e proteção e combate a incêndio. Como consultor, atua nas áreas: geotécnica, estrutural e conservação e restauro.

Márcio Barata, Universidade Federal do Pará

Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Lotado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1992), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutor em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2007). Coordena o Laboratório de Tecnologia das Construções (LABTEC) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Pesquisa o desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos inovadores, alternativos e tradicionais em Habitações e Infraestrutura Urbana, materiais ecoeficientes e a valoração de resíduos e subprodutos gerados na Amazônia.

Luciana Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Pesquisadora na área materiais e componentes de construção, atua nas seguintes linhas de pesquisas: desenvolvimento de compósitos inovadores; gestão e aproveitamento de resíduos; desempenho das edificações e durabilidade de materiais convencionais e não convencionais. Além de líder do grupo de pesquisa GPMAC, atua atualmente é Coordenadora do GT Resíduos, Diretora da Faculdade de Engenharia Civil e Docente nos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Pós Graduação em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético e Pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2006), mestrado em Engenharia (Meio Ambiente) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Engenharia (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Braga, N., Arruda, E., Barata, M., & Cordeiro, L. (2025). Pavimentação drenante com resíduo de construção civil para centros urbanos na Região Amazônica. Revista Amazônia Moderna, 6(1). https://doi.org/10.20873/uft.am.2594-7494.nov2025-7