O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

[PT] Diretrizes para Autores 

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista Amazônia Moderna são de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeter qualquer texto à revista o(s) autor(es) se compromete(m) a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve(m) ainda declarar que os materiais apresentados estão livres de direitos alheios ao(s) autor(es) que os submetem à revista, não cabendo, portanto, à Revista Amazônia Moderna e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.

 Os artigos, recebidos exclusivamente por meio de nosso sistema eletrônico revistaamazoniamoderna@gmail.com, serão submetidos à apreciação e seleção do Conselho Editorial e avaliação por pares desde que se enquadrem no foco e escopo da revista e respeitem os seguintes critérios e normas para submissões:

  1. Os artigos devem ser originais, inéditos em livros e revistas acadêmicas, e abordar pesquisas sobre Arquitetura, Arte, Urbanismo, Planejamento UrbanoNão serão aceitos trabalhos de caráter meramente opinativo/reflexivo que não apresentem resultados e discussões oriundos de pesquisa teórica ou empírica.
  2. Os artigos e resenhas podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, sendo publicadas suas versões originais.

Para assegurar a avaliação cega dos trabalhos, o(a)(s) autor(a)(s) deverá(rão) postar dois arquivos: um identificado e outro sem identificação autoral. Solicitamos que em um dos arquivos toda identificação autoral (nomes no corpo do texto e marcas de autoria nas propriedades do documento) seja omitida do arquivo. Os textos devem ser entregues em formato Word (preferencialmente .doc ou .docx) ou similarcom até 2 MB. Caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite devido às imagens, recomendamos anexá-las como documentos suplementares. Margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 3 cm, justificação à esquerda e direita.

1. Os artigos devem ter o mínimo de 30 mil e o máximo de 60 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências.

2. Todo o texto deve ser escrito na fonte Times New Roman, espaçamento entre linhas 1,5.

3.Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com a seguinte estrutura, conforme a norma ABNT (NBR 6022):

     3.1 Título (idioma do artigo), em caixa alta e baixa, corpo 16, seguido das versões do título em inglês e em espanhol (ou português, quando o artigo for em outro idioma).

     3.2 Para a versão do arquivo com identificação de autoria, o(s) autor(es) deve(m) informar nome completo, titulação, instituição de origem, endereço de contato (sugerimos indicar o da universidade e/ou unidade), endereço eletrônico, O modelo poder ser visto na página de abertura de cada artigo da Revista Amazônia Moderna. Todas informações em corpo 12.

     3.3 Resumo de até 1500 caracteres, contendo de 3 a 5 palavras-chaves, em corpo 12, seguido das versões em inglês e espanhol do resumo e palavras-chave

     3.4 Corpo do texto: justificado, em corpo 12, sem recuo de parágrafos. Intertítulos (não-numerados) e parágrafos devem ser precedidos por uma linha em branco. Citações de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Ex.: (PORTO JR., 2012, p. 102-3). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 2 cm, e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão acima indicado. Referências completas deverão ser apresentadas apenas no final do trabalho, em "Referências", conforme norma ABNT em vigor (NBR 6023) e padrões indicados a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética. Notas de rodapé devem estar em corpo 10 e se restringirem a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas.

     3.5 As imagens e gráficos devem estar situados na altura do texto em que o(s) autor(es) julgar(em) mais conveniente, para uma adequada avaliação editorial e acadêmica, bem como para orientação de diagramação, mediante uso de arquivos com resolução reduzida, apenas para efeito de submissão. O(s) autor(es) deve(m) possuir e ter responsabilidade, por ocasião da submissão, das devidas permissões para reprodução das imagens, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual), bem como arquivos com resolução digital adequada para publicação.

     3.6 Em caso de aprovação para publicação, os arquivos de imagens deverão ser fornecidos em formato .jpeg ou (preferencialmente) .tif, resolução de 300 dpi, largura mínima da imagem de 20 cm. Abaixo de cada imagem deve constar sua respectiva legenda e crédito completo (autoria e/ou fonte), em corpo 10, entrelinha simples, precedidos pela palavra "Figura", a numeração seriada, seguida de traço. Ex.: Figura 2 – Antigo restaurante da UFMT, 1970. Atual Museu Rondon. Fonte: Secomm/UFMT. A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021).

 

Alguns exemplos de referências bibliográfica (de acordo com a NBR 6023):

Para livro:

COSTA, Graciete Guerra da. Manaus: um estudo de seu patrimônio arquitetônico e urbanístico. Manaus: Governo do Estado do Amazonas; Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

Para mais de um autor:

CAIXETA, Eline M. M. P.; ROMEIRO, Bráulio (Org.). Interlocuções na arquitetura moderna no Brasil: o caso de Goiânia e de outras modernidades. Goiânia: Editora UFG, 2015.

Para capítulo de livro:

OLIVEIRA, José Manoel Miranda de. Da construção de Palmas à consolidação do Tocantins. In: REIS, Patrícia Orfila Barros dos (Org.). Palmas: um projeto e múltiplos olhares. Palmas: Editora da UFT, 2015, p. 15-28.

Para teses e dissertações

CASTOR, Ricardo. Arquitetura moderna em Mato Grosso: diálogos, contrastes, conflitos. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2013.

Para artigo em periódico:

DERENJI, Jussara da Silveira. Modernismo na arquitetura residencial nortista. Óculum, Campinas, SP, n. 7/8, p. 38-45, abr. 1996.

Para artigo em periódico online:

PONT VIDAL, Celma Chaves. Modernização, inventividade e mimetismo na arquitetura residencial em Belém entre as décadas de 1930 e 1960. Risco – Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. São Carlos, SP, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo EESC-USP, n. 8, 2008. Disponível em: <http://www.iau.usp.br/revista_risco/Risco8-pdf/02_art10_risco8.pdf>. Acesso em: 18. ago. 2017.

Para reportagem de jornal:

REIS, Lucas. Estádio da Copa do Mundo em Manaus será privatizado. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 out. 2014. Caderno Esporte, p. D2.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.