A modernidade na obra do arquiteto Pedro Lopes Júnior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/am2017_8

Palavras-chave:

Pedro Lopes Júnior, Arquitetura moderna – Tocantins, Arquitetura contemporânea – Tocantins, Palmas – Arquitetura, Arquitetura moderna – São Paulo, Ensino de Arquitetura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo da vida e obra do arquiteto Pedro Lopes Júnior, paulista formado em Arquitetura em São Paulo, que chegou a Palmas ainda em fase inicial de implantação da cidade. Lopes é profissional pioneiro na nova capital, fundador e atualmente professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, onde leciona na área de Projeto. Há em seus edifícios características referentes à arquitetura paulista, em que se conjugam elementos de proteção contra os rigores climáticos, como o uso dos brise-soleil, a preocupação com a ventilação natural, cruzada e orientação solar. O conjunto evidencia a importância que teve o estudo e a aplicação de diretrizes que ressaltam o conforto ambiental, uma vez que a cidade se localiza em zona quente e úmida, com condições ambientais nem sempre favoráveis à atividade humana. As seguintes obras foram selecionadas para estudo: o Tribunal Regional Eleitoral (1996-1997) e Escola de Ensino Médio (1993), em coautoria com Edison Eloy de Souza; o projeto do Cemitério Parque de Palmas, destacando o edifício do Crematório e a Capela Ecumênica (2013); e duas casas, uma em Catanduva e outra em Palmas. Este artigo pretende relacionar o contexto da formação acadêmica de Lopes, as referências da arquitetura moderna paulista em sua obra e a descrição dos edifícios destacados.

Biografia do Autor

Patrícia Orfila Barros dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Bruna Meneses, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Estéfani Marx, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Referências

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1991.
CAIXETA, Eline; ROMEIRO, Bráulio (Org.). Interlocuções na arquitetura moderna no Brasil: o caso de Goiânia e outras modernidades. Goiânia: UFG, 2015.
CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil. Disponível em: <http://www.caubr.gov.br/censo/distribuicao-geografica>. Acesso: 17 de jun.2017.
CERETO, Marcos. Amazônia moderna. A criação do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia – SAMA. Drops, São Paulo, ano 16, n. 102.01, Vitruvius, mar. 2016 Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.102/5951>.
ATA do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Palmas: Livro 001 de registro. Acervo da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, 1994.
LOPES JÚNIOR, Pedro. Pedro Lopes Júnior: depoimento. [30 set. 2016]. Entrevistadores: Patrícia Orfila Barros dos Reis, Bruna A. C. Meneses, Estéfani Marx. Palmas, 2016. Depoimento concedido ao [Grupo de Pesquisa em Arquitetura Contemporânea]
LOPES JÚNIOR, Pedro. Trecho do discurso de Pedro Lopes Júnior > IAB/TO Biênio 1992-1993. Disponível em: <http://iabto.blogspot.com.br/2010/11/sobre-o-iab-departamento-tocantins.html>. Acesso em: 31 jan. 2017
LOPES JÚNIOR, Pedro, SANTIAGO, Artur Alvarenga. Projeto de Urbanismo, parcelamento da Gleba. Memorial Descritivo (Cemitério Parque Jardim das Acácias). Acervo do escritório Modulor - Arquitetura para a Vida. Palmas, Tocantins, set. 2013.
MORAES, Maria Lúcia. A segregação planejada: Goiânia, Brasília e Palmas. Goiânia, GO: Ed. da UCG, 2006. 268 p.
OLIVEIRA, José Manoel Miranda de. Da Unitins a UFT. Jornal do Tocantins, Tendências & Ideias, Tocantins, 08 mai. 2003.
REIS, Patrícia Orfila Barros dos. Modernidades amazônicas. Sobre o II Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia. Resenhas Online, São Paulo, ano 17, n. 184.02, Vitruvius, abr. 2017 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/17.184/6496>.
SEGAWA, Hugo. Arquitetos peregrinos, nômades e migrantes. In: CAIXETA, Eliane; ROMEIRO, Bráulio (Org.). Interlocuções na arquitetura moderna no Brasil: o caso de Goiânia e outras modernidades. Goiânia: UFG, 2015.
SEGAWA, Hugo. Arquitetos peregrinos, nômades e migrantes. In: ------ (Org.). Arquiteturas no Brasil/Anos 80. São Paulo: Projeto, 1988, p. 9-13.
SISTEMA de Inteligência Geográfica (IGEO). Brasília, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Disponível em: <http://igeo.caubr.gov.br>.
SOUZA, Edison Eloy. Planejar no cerrado. AU Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, n. 159, jun. 2007. Disponível em: <http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/159/artigo52005-1.aspx>. Acesso em: 31 de Jan. 2017.
Acervo consultado
Acervo do arquiteto Pedro Lopes Júnior, escritório Modulor – Arquitetura para a Vida: projetos, maquetes, fotografias. Palmas, Tocantins, 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Reis, P. O. B. dos, Meneses, B., & Marx, E. (2023). A modernidade na obra do arquiteto Pedro Lopes Júnior. Revista Amazônia Moderna, 1(1), p.106–125. https://doi.org/10.20873/am2017_8