Utilização de Óleos Essenciais na Agricultura
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v4n2.ootaniPalavras-chave:
metabólitos secundários, inseticidas, antifungica, herbitoxicaResumo
Os óleos essenciais são uma alternativa para controle de agentes fitopatogênicos, pragas agrícolas e plantas infestantes,com uso de grotóxicos na agricultura tem sido uma ferramenta importante no controle de muitos microorganismos patogênicos em plantas e no aumento da produção, contudo o uso indiscriminado desses produtos químicos tem afetado negativamente ao ambiente e a saúde humana. Tem se pesquisado ultimamente, a procura de plantas com novas moléculas metabólicas como os terpenos, compostos fenólicos e alcalóides, com efeito; bioinseticida, biofungicida e bioherbicida em plantas que podem substituir os produtos químicos ou com baixo ou nulo poder residual e diminuir o impacto ao ambiente,esse manuscrito tem o objetivo de dar uma explanação sobre a importância dos óleos essenciais e seus metabólitos secundários na defesa de plantas. O uso de plantas com propriedades inseticidas, antifúngica e herbicida, evidencia um alto potencial dessa ferramenta no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. Para a inserção definitiva e segura de produtos botânicos na agricultura, entretanto mais estudos ainda são necessários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).