Avaliação fitoquímica e atividades biológicas do extrato do exocarpo do fruto de Protium spruceanum
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v10n1.menezesPalavras-chave:
Protium, atividade fotoprotetora, atividade antifúngica, atividade antibacterianaResumo
Protium spruceanum conhecido por “breu branco” é uma espécie vegetal medicinal. O estudo teve por objetivo, avaliar o extrato hidroetanólico do exocarpo do fruto maduro de Protium spruceanum quanto aos grupos fitoquímicos e atividades biológicas. Os frutos foram coletados e o extrato produzido por maceração estática em solução hidroetanolica 70%. As análises realizadas foram para organolépticas, físico-químicas quanto ao rendimento de extrato obtido, densidade relativa, pH, índice de refração e giro óptico, e para os ensaios biológicos, o extrato foi testado para ativdade de fotoproteção em UV-Vis, atividade antifúngica sobre Candida e antibacteriana sobre Staphylococcus, Salmonella e Escherichia pelo ensaio em disco (mm). O extrato apresentou coloração castanho claro e aromático. A prospecção fitoquímica qualitativa revelou a presença de ácidos orgânicos, açúcares redutores, fenóis, purinas, catequinas e duplas olefinas. O rendimento foi de 16,99%, densidade relativa de 0,965 g mL-1, pH 5,26, índice de refração 1,3987 nD e giro óptico de -99,8°. Na atividade de fotoproteção, o extrato exibiu atividade no comprimento de ondas UVC. Na atividade antifúngica, foi obtido potencial inibição para C. guilliermondii e C. tropicalis e para antibacteriano inibição para cepas de S. aureus, E. coli, e S. sorovar Enteritidis. O extrato do exocarpo do fruto maduro de Protium spruceanum demonstrou potencial efeito biológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).