Temperaturas Iguais em Pontos Antípodas

Uma Proposta de Ensino da Aplicação do Teorema do Valor Intermediário no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n1.p1-8

Palavras-chave:

Teorema do Valor Intermediário, Ensino Médio, Educação Matemática, Tocantins, Temperatura Antípodas, Funções Contínuas, Modelagem Matemática

Resumo

Este artigo exibe uma proposta de ensino voltada ao Ensino Médio que procura aproximar os estudantes de um importante trecho matemático: o Teorema do Valor Intermediário. Partindo de uma questionamento instigante — seria possível que dois pontos opostos na Terra tenham exatamente a mesma temperatura em um determinado momento? — a atividade convida os alunos a explorar essa ideia por meio de uma abordagem interdisciplinar. Utilizando dados climáticos, noções de geografia e funções contínuas, a proposta se ancora na realidade local do Tocantins para tornar o conteúdo mais acessível e significativo. Mais do que aplicar um teorema, a atividade estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o interesse pela matemática como ferramenta para compreender o mundo.

Biografia do Autor

Weslley Nunes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Jesus Maria José (2007) e especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atualmente, é mestrando do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), com ingresso em 2024. Professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO), com atuação na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, instituição premiada como referência nacional em gestão escolar (ano base 2010). Possui sólida experiência em Educação Básica, com ênfase no ensino de Matemática e na integração de novas tecnologias, atuando também como formador e pesquisador no projeto UCA-Tocantins. Sua trajetória é marcada pela união entre a prática pedagógica e a pesquisa acadêmica, buscando aplicar raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e contribuir para o avanço da educação matemática.

Melquisedeque dos Anjos Alves, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína (2017). Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína (2021) e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo Campus Colatina (2023). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (2014-2016, PIBID/Capes) e monitor do Padi (2016). Atualmente professor da educação básica SEDUC TO e mestrando no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (UFT).

Warley Gramacho da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Warley Gramacho é Professor no Curso de Graduação em Ciência da Computação, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador do Curso de Licenciatura em Computação - EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFT. Possui graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2006), especialização em INFORMÁTICA EM SAÚDE pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2010), especialização em COMPUTAÇÃO FORENSE E PERÍCIA DIGITAL pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG, 2020), mestrado em COMPUTAÇÃO pelo Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC - UFF, 2008), doutorado em ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ, 2013), pós-doutorado em COMPUTAÇÃO pelo Institut de Recherche en Informatique et Systèmes Aléatoires na França (IRISA, 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação Aplicada, com ênfase em Algoritmos e Otimização.

Élis Gardel da C. Mesquita, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Matemática- Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Probabilidade, Teoria Ergódica, Localização de Zeros e Ensino de Matemática.

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Publicado

2025-12-20

Como Citar

[1]
Nunes da Silva, W. et al. 2025. Temperaturas Iguais em Pontos Antípodas: Uma Proposta de Ensino da Aplicação do Teorema do Valor Intermediário no Ensino Médio. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 7, 1 (dez. 2025), 1–8. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n1.p1-8.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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