O ensino de funções quadráticas através de recursos computacionais e modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p1-14Palavras-chave:
Função Quadrática, Lançamento Oblíquo, Modelagem Matemática, TrackerResumo
Neste artigo, são apresentadas atividades envolvendo funções quadráticas, adequadas para turmas do Ensino Médio com conhecimentos básicos sobre funções. Além disso, são explorados os conceitos preliminares das funções de segundo grau e sua aplicação no contexto do movimento uniformemente variado. A sequência didática proposta utiliza os softwares Geogebra e Tracker, com base na teoria da aprendizagem significativa. São abordados a definição e os principais pontos de uma parábola, assim como sua ocorrência em situações do cotidiano, com ênfase na modelagem de lançamento oblíquo. O objetivo deste estudo é destacar a importância de trabalhar os princípios da modelagem matemática no Ensino Básico, proporcionando significado à aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Leticia Meneses Marques, Mirray Victor Lima Oliveira, Warley Gramacho da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial;
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com o periódico que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.