O ensino de funções quadráticas através de recursos computacionais e modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p1-14

Palavras-chave:

Função Quadrática, Lançamento Oblíquo, Modelagem Matemática, Tracker

Resumo

Neste artigo, são apresentadas atividades envolvendo funções quadráticas, adequadas para turmas do Ensino Médio com conhecimentos básicos sobre funções. Além disso, são explorados os conceitos preliminares das funções de segundo grau e sua aplicação no contexto do movimento uniformemente variado. A sequência didática proposta utiliza os softwares Geogebra e Tracker, com base na teoria da aprendizagem significativa. São abordados a definição e os principais pontos de uma parábola, assim como sua ocorrência em situações do cotidiano, com ênfase na modelagem de lançamento oblíquo. O objetivo deste estudo é destacar a importância de trabalhar os princípios da modelagem matemática no Ensino Básico, proporcionando significado à aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Leticia Meneses Marques, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Palmas

Mestranda no Profmat, UFT Palmas, licenciada em Matemática pelo IFTO - Campus Palmas, com especialização em Docência no Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego e aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFT - Campus Palmas. Atualmente é professora da rede pública de ensino do Tocantins.

Mirray Victor Lima Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Palmas

Mestrando no PROFMAT, UFT Palmas, Especialista em Instrumentação para ensino de Matemática e física pela Instituto de Ensino Superior Fransciscano (IESF) e graduado em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS - MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Atualmente é professor da rede municipal e privada de Imperatriz. Tem experiência na área de Matemática e física, com ênfase em Matemática.

Warley Gramacho da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Palmas

Warley Gramacho é Prof. no Curso de Graduação em Ciência da Computação, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e no Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2006), especialização em INFORMÁTICA EM SAÚDE pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2010), mestrado em COMPUTAÇÃO pelo Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC - UFF, 2008), doutorado em ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ, 2013), pós-doutorado em COMPUTAÇÃO pelo Institut de Recherche en Informatique et Systèmes Aléatoires na França (IRISA, 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação Aplicada, com ênfase em Algoritmos e Otimização.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

[1]
Marques, L.M. et al. 2024. O ensino de funções quadráticas através de recursos computacionais e modelagem matemática. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 5, 2 (mar. 2024), 1–14. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p1-14.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)