Day-Ahead Hourly Operation Planning of Distribution Networks with Photovoltaic Generation Integrated by Smart Inverters via Mixed-Integer Volt/Var Optimization Problems.

Autores

  • JOÃO VITOR ALVES DE AZEVEDO BARROS UFSCAR
  • Amilcar Flamarion Querubini Gonçalves Universidade Federal de São Carlos/Professor
  • Claudionor Francisco do Nascimento Universidade Federal de São Carlos/Professor
  • Guilherme Guimarães Lage Universidade Federal de São Carlos/Professor

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n1.p1-10

Palavras-chave:

mixed-integer nonlinear programming, distributed photovoltaic generation, smart inverters, Volt/Var optimization

Resumo

A penetração da geração fotovoltaica distribuída nas redes de distribuição tornou-se uma realidade; entretanto, ainda impõe desafios a serem superados, como o funcionamento dessas redes com desvios mínimos nos perfis de magnitude de tensão. Assim, este trabalho propõe o planejamento diário da operação horária de redes de distribuição visando minimizar o desvio nos perfis de magnitude de tensão por meio de ajustes de tap ótimos de transformadores em subestações, ajustes ótimos de bancos de capacitores chaveados remotamente ao longo dos alimentadores primários e injeções de potência ativa e reativa da geração fotovoltaica distribuída por inversores inteligentes. Em tal problema, as variáveis de controle discretas associadas aos taps de transformadores e susceptâncias equivalentes de bancos de capacitores chaveados remotamente são tratadas por função penalidade senoidal que modificam o problema de programação não linear inteira mista original em um problema de programação não linear com apenas variáveis de decisão contínuas. Os resultados obtidos para redes de distribuição com 69 e 135 nós mostram que o modelo OVV proposto e sua metodologia de resolução são eficientes na redução do desvio nos perfis de magnitude de tensão e, ao mesmo tempo, na redução da demanda geral de potência reativa da rede de distribuição.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

[1]
ALVES DE AZEVEDO BARROS, J.V. et al. 2021. Day-Ahead Hourly Operation Planning of Distribution Networks with Photovoltaic Generation Integrated by Smart Inverters via Mixed-Integer Volt/Var Optimization Problems. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 2, 1 (abr. 2021), 1–10. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n1.p1-10.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Categorias