Política de Uso de Inteligência Artificial

Autoria de IA

Inteligência Artificial (IA) generativa não atende aos critérios de autoria. A atribuição de autoria implica responsabilidade pelo trabalho, que não pode ser efetivamente aplicada a IAs. O uso de IA deve ser documentado na seção Métodos do manuscrito (ou em uma seção alternativa adequada, se aplicável).

O uso de IA para edição de cópia e melhorias assistidas em textos gerados por humanos para legibilidade e estilo não precisa ser declarado, desde que não envolva trabalho editorial generativo ou criação autônoma de conteúdo. Em todos os casos, deve haver responsabilidade humana pela versão final do texto.

Imagens de IA Generativas

Por questões de direitos autorais e integridade de pesquisa, a AJCEAM não permite o uso de imagens geradas por IA para publicação. O uso pode levar à rejeição do manuscrito ou retratação do artigo.

Exceções:

  • Imagens e vídeos referenciados diretamente em um estudo específico sobre IA, avaliados caso a caso.
  • Uso de ferramentas de IA treinadas com conjuntos de dados científicos verificáveis, respeitando ética, direitos autorais e termos de uso.

Todas as exceções devem ser claramente rotuladas como geradas por IA.

Tipos de imagens abrangidos:

  • Vídeos, animações, fotografias, diagramas científicos, ilustrações e colagens.

Não incluídos: tabelas, fluxogramas e gráficos simples sem imagens.

O uso de IA não generativa para aprimorar imagens deve ser divulgado na legenda.

Uso de IA por Revisores

Os revisores por pares são responsáveis pela precisão de seus relatórios, operando sob um princípio de confiança mútua. Ferramentas de IA generativas podem produzir informações imprecisas ou tendenciosas, além de não respeitarem a confidencialidade dos manuscritos.

Por essa razão, os revisores não devem carregar manuscritos em ferramentas de IA generativas, sob risco de invalidação da avaliação.