Modelagem e Impressão 3D Do Mapa Tátil Do Estado Do Tocantins Para Alunos Com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2.p35-40

Palavras-chave:

Modelagem e Impressão Tridimensional, Inclusão Educacional, Tecnologia Assistiva, Deficiência Visual, Cartografia Tátil

Resumo

Diante das dificuldades encontradas no dia a dia das pessoas com deficiência visual, as diversas áreas de estudo podem ser utilizadas em prol de tornar os ambientes inclusivos, por meio de recursos de Tecnologia Assistiva. Desta forma, este projeto propõe a combinação das técnicas de Cartografia Tátil com modelagem e impressão tridimensional, para a produção de mapas táteis do estado do Tocantins através de impressoras 3D, mostrando que a combinação dessas técnicas pode ser uma alternativa para a fabricação de materiais didáticos táteis voltados para alunos com deficiência visual. A proposta deste trabalho consiste em produzir três diferentes versões do mapa do Estado: a primeira que delimita o território do Estado, outra versão indicando também as fronteiras dos municípios, e a terceira versão, que além de delimitar o território dos municípios, indicam também as regiões do Tocantins em objetos separados em tamanho proporcional, de forma que quando se encaixem, formem o mapa do Estado completo. Esses materiais são úteis para que os alunos com deficiência visual consigam estudar a geografia do Estado, uma disciplina que frequentemente utiliza imagens para proporcionar o entendimento do conteúdo, porém através de um material que cria uma representação tátil baseada nessas imagens, tornando assim o ambiente de aprendizado inclusivo, através de um material adaptado que pode ser utilizado por todos os alunos.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

[1]
Silva Souza, A. e Gramacho da Silva, W. 2023. Modelagem e Impressão 3D Do Mapa Tátil Do Estado Do Tocantins Para Alunos Com Deficiência Visual. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 4, 2 (out. 2023), 35–40. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2.p35-40.

Edição

Seção

Edição Especial

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