A Relação entre a Literatura e a História: Uma Abordagem Teórico-Metodológica para o Ensino de História
Palavras-chave:
História: Literatura; Conhecimento Histórico;Resumo
A produção literária possui a capacidade de exprimir a realidade por meio dos sentimentos do autor e nesse sentido, ela se aproxima da História por ambas se pautarem em formatos discursivos. No que diz respeito ao ensino de História, a utilização dessas produções na educação básica auxilia no exercício da investigação e construção do conhecimento histórico, o que também contribui, segundo SUTIL (2015, p. 1) “para que o aluno se perceba como sujeito de seu tempo na inter-relação com diversos outros sujeitos”. Logo, intenta-se por meio deste estudo tecer, por intermédio de uma abordagem teórico-metodológica, o diálogo entre a História e a Literatura, bem como elucidar a sua contribuição para o ensino de História.
Referências
ANDRADE, Ednar. A Importância da Literatura. 7 de outubro de 2010. Disponível em: <http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513> . Acesso em: 07/11/2018
BARROS, José D’ Assunção. Fontes históricas: olhares sobre um caminho percorrido e perspectivas sobre os novos tempos. Albuquerque. Campo Grande, v. 2, n. 3, p. 71-115, 2010.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
D’ÁVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Conhecimento e Diversidade, v. 6, p. 59-70, 2011.
FAIZANO, Juliana Cristhina, CAPORALINI, José Beluci. A importância pedagógica dos poetas Hesíodo e Homero na educação dos jovens na Grécia antiga, In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR E SC, 2008, Anais, Maranhão. Disponivel em: http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf. Acesso em: 16/08/2019
Moisés, Massaud; A Criação Literária. São Paulo: Cultrix,1966.
LLOSA, Mario Vargas. A importância da literatura. Substantivoplural. , São Paulo, 7 de Outubro de 2010. Disponivel em: http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513 Acesso em : 16 de Agosto de 2019
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o
uso de fontes na sala de aula. Porto Alegre, Anos 90. Porto Alegre, v. 15 n. 28. P.113-128,
dez. 2008.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais. Educar. Curitiba,
Especial, 2006. Editora UFPR, p. 191-218.
PEIXOTO, Afrânio. Panorama da literatura brasileira. Revista da Academia Brasileira
de Letras. Rio de Janeiro, v.58, p. 189-99, jul./dez. 1939.
REYES, Gabriela. Seguindo a Correnteza: a literatura como fonte histórica. XII Seminário de Estudos Históricos. Profissão, Professor: Desafios no Ensino de História. Universidade Feevale(Universidade no Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul), 2015, p. 1. Disponivel em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c2a481da-1fa5-4fea-a9c5-1ca79eb0f055/Gabrila%20Bieger%20Reyes.pdf
SANTANA, Sayonara Rodrigues do Nascimento. O uso de fontes históricas como recursos para o ensino de história. p 126- 147, São Cristóvão: CESAD, 2014.
SANTOS, Zeloí Aparecida Martins dos, História e Literatura: uma relação possível. Revista Científica, Curitiba, ano II, v.2, jan-dez/2007. Disponível em:
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dNyqXkcWqp8J:periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/download/1726/1071+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07/11/2018
SUTIL, Nair. A Literatura como fonte e como linguagem no ensino de História: diálogo com os contos de Chimamanda Adichie. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).