A Relação entre a Literatura e a História: Uma Abordagem Teórico-Metodológica para o Ensino de História

Authors

  • Maycon Dougllas Vieira dos Santos Universidade de São Paulo
  • Rafael Lisboa da Silva Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

História: Literatura; Conhecimento Histórico;

Abstract

Literary production has the ability to express reality through the author's feelings and in this sense, it comes close to history because both are based on discursive formats. With regard to the teaching of History, the use of these productions in basic education helps in the exercise of research and construction of historical knowledge, which also contributes, according to SUTIL (2015, p. 1) “for the student to perceive himself as a subject of their time in the interrelationship with several other subjects ”. Therefore, the aim of this study is to weave, through a theoretical-methodological approach, the dialogue between History and Literature, as well as to elucidate their contribution to the teaching of History.

 

Author Biographies

Maycon Dougllas Vieira dos Santos, Universidade de São Paulo

Graduado em Liceniatura em História pela UFT (Universidade Federal do Tocantins). Mestrando em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). 

Rafael Lisboa da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Letras pela UFT. Email: rafaelletras19@gmail.com

References

ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ANDRADE, Ednar. A Importância da Literatura. 7 de outubro de 2010. Disponível em: <http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513> . Acesso em: 07/11/2018

BARROS, José D’ Assunção. Fontes históricas: olhares sobre um caminho percorrido e perspectivas sobre os novos tempos. Albuquerque. Campo Grande, v. 2, n. 3, p. 71-115, 2010.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

D’ÁVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Conhecimento e Diversidade, v. 6, p. 59-70, 2011.

FAIZANO, Juliana Cristhina, CAPORALINI, José Beluci. A importância pedagógica dos poetas Hesíodo e Homero na educação dos jovens na Grécia antiga, In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR E SC, 2008, Anais, Maranhão. Disponivel em: http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf. Acesso em: 16/08/2019

Moisés, Massaud; A Criação Literária. São Paulo: Cultrix,1966.

LLOSA, Mario Vargas. A importância da literatura. Substantivoplural. , São Paulo, 7 de Outubro de 2010. Disponivel em: http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513 Acesso em : 16 de Agosto de 2019

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o
uso de fontes na sala de aula. Porto Alegre, Anos 90. Porto Alegre, v. 15 n. 28. P.113-128,
dez. 2008.

PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais. Educar. Curitiba,
Especial, 2006. Editora UFPR, p. 191-218.

PEIXOTO, Afrânio. Panorama da literatura brasileira. Revista da Academia Brasileira
de Letras. Rio de Janeiro, v.58, p. 189-99, jul./dez. 1939.

REYES, Gabriela. Seguindo a Correnteza: a literatura como fonte histórica. XII Seminário de Estudos Históricos. Profissão, Professor: Desafios no Ensino de História. Universidade Feevale(Universidade no Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul), 2015, p. 1. Disponivel em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c2a481da-1fa5-4fea-a9c5-1ca79eb0f055/Gabrila%20Bieger%20Reyes.pdf
SANTANA, Sayonara Rodrigues do Nascimento. O uso de fontes históricas como recursos para o ensino de história. p 126- 147, São Cristóvão: CESAD, 2014.

SANTOS, Zeloí Aparecida Martins dos, História e Literatura: uma relação possível. Revista Científica, Curitiba, ano II, v.2, jan-dez/2007. Disponível em:
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dNyqXkcWqp8J:periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/download/1726/1071+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07/11/2018

SUTIL, Nair. A Literatura como fonte e como linguagem no ensino de História: diálogo com os contos de Chimamanda Adichie. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015.

Published

2020-06-03

How to Cite

Santos, M. D. V. dos, & Lisboa da Silva, R. . (2020). A Relação entre a Literatura e a História: Uma Abordagem Teórico-Metodológica para o Ensino de História. Porto Das Letras, 6(2), 252–265. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8567