A Relação entre a Literatura e a História: Uma Abordagem Teórico-Metodológica para o Ensino de História
Keywords:
História: Literatura; Conhecimento Histórico;Abstract
Literary production has the ability to express reality through the author's feelings and in this sense, it comes close to history because both are based on discursive formats. With regard to the teaching of History, the use of these productions in basic education helps in the exercise of research and construction of historical knowledge, which also contributes, according to SUTIL (2015, p. 1) “for the student to perceive himself as a subject of their time in the interrelationship with several other subjects ”. Therefore, the aim of this study is to weave, through a theoretical-methodological approach, the dialogue between History and Literature, as well as to elucidate their contribution to the teaching of History.
References
ANDRADE, Ednar. A Importância da Literatura. 7 de outubro de 2010. Disponível em: <http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513> . Acesso em: 07/11/2018
BARROS, José D’ Assunção. Fontes históricas: olhares sobre um caminho percorrido e perspectivas sobre os novos tempos. Albuquerque. Campo Grande, v. 2, n. 3, p. 71-115, 2010.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
D’ÁVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Conhecimento e Diversidade, v. 6, p. 59-70, 2011.
FAIZANO, Juliana Cristhina, CAPORALINI, José Beluci. A importância pedagógica dos poetas Hesíodo e Homero na educação dos jovens na Grécia antiga, In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR E SC, 2008, Anais, Maranhão. Disponivel em: http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf. Acesso em: 16/08/2019
Moisés, Massaud; A Criação Literária. São Paulo: Cultrix,1966.
LLOSA, Mario Vargas. A importância da literatura. Substantivoplural. , São Paulo, 7 de Outubro de 2010. Disponivel em: http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513 Acesso em : 16 de Agosto de 2019
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o
uso de fontes na sala de aula. Porto Alegre, Anos 90. Porto Alegre, v. 15 n. 28. P.113-128,
dez. 2008.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais. Educar. Curitiba,
Especial, 2006. Editora UFPR, p. 191-218.
PEIXOTO, Afrânio. Panorama da literatura brasileira. Revista da Academia Brasileira
de Letras. Rio de Janeiro, v.58, p. 189-99, jul./dez. 1939.
REYES, Gabriela. Seguindo a Correnteza: a literatura como fonte histórica. XII Seminário de Estudos Históricos. Profissão, Professor: Desafios no Ensino de História. Universidade Feevale(Universidade no Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul), 2015, p. 1. Disponivel em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c2a481da-1fa5-4fea-a9c5-1ca79eb0f055/Gabrila%20Bieger%20Reyes.pdf
SANTANA, Sayonara Rodrigues do Nascimento. O uso de fontes históricas como recursos para o ensino de história. p 126- 147, São Cristóvão: CESAD, 2014.
SANTOS, Zeloí Aparecida Martins dos, História e Literatura: uma relação possível. Revista Científica, Curitiba, ano II, v.2, jan-dez/2007. Disponível em:
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dNyqXkcWqp8J:periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/download/1726/1071+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07/11/2018
SUTIL, Nair. A Literatura como fonte e como linguagem no ensino de História: diálogo com os contos de Chimamanda Adichie. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).