A Relação entre a Literatura e a História: Uma Abordagem Teórico-Metodológica para o Ensino de História
Schlagworte:
História: Literatura; Conhecimento Histórico;Abstract
A produção literária possui a capacidade de exprimir a realidade por meio dos sentimentos do autor e nesse sentido, ela se aproxima da História por ambas se pautarem em formatos discursivos. No que diz respeito ao ensino de História, a utilização dessas produções na educação básica auxilia no exercício da investigação e construção do conhecimento histórico, o que também contribui, segundo SUTIL (2015, p. 1) “para que o aluno se perceba como sujeito de seu tempo na inter-relação com diversos outros sujeitos”. Logo, intenta-se por meio deste estudo tecer, por intermédio de uma abordagem teórico-metodológica, o diálogo entre a História e a Literatura, bem como elucidar a sua contribuição para o ensino de História.
Literaturhinweise
ANDRADE, Ednar. A Importância da Literatura. 7 de outubro de 2010. Disponível em: <http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513> . Acesso em: 07/11/2018
BARROS, José D’ Assunção. Fontes históricas: olhares sobre um caminho percorrido e perspectivas sobre os novos tempos. Albuquerque. Campo Grande, v. 2, n. 3, p. 71-115, 2010.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
D’ÁVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Conhecimento e Diversidade, v. 6, p. 59-70, 2011.
FAIZANO, Juliana Cristhina, CAPORALINI, José Beluci. A importância pedagógica dos poetas Hesíodo e Homero na educação dos jovens na Grécia antiga, In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR E SC, 2008, Anais, Maranhão. Disponivel em: http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf. Acesso em: 16/08/2019
Moisés, Massaud; A Criação Literária. São Paulo: Cultrix,1966.
LLOSA, Mario Vargas. A importância da literatura. Substantivoplural. , São Paulo, 7 de Outubro de 2010. Disponivel em: http://substantivoplural.com.br/a-importancia-da-literatura/#more-22513 Acesso em : 16 de Agosto de 2019
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o
uso de fontes na sala de aula. Porto Alegre, Anos 90. Porto Alegre, v. 15 n. 28. P.113-128,
dez. 2008.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais. Educar. Curitiba,
Especial, 2006. Editora UFPR, p. 191-218.
PEIXOTO, Afrânio. Panorama da literatura brasileira. Revista da Academia Brasileira
de Letras. Rio de Janeiro, v.58, p. 189-99, jul./dez. 1939.
REYES, Gabriela. Seguindo a Correnteza: a literatura como fonte histórica. XII Seminário de Estudos Históricos. Profissão, Professor: Desafios no Ensino de História. Universidade Feevale(Universidade no Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul), 2015, p. 1. Disponivel em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c2a481da-1fa5-4fea-a9c5-1ca79eb0f055/Gabrila%20Bieger%20Reyes.pdf
SANTANA, Sayonara Rodrigues do Nascimento. O uso de fontes históricas como recursos para o ensino de história. p 126- 147, São Cristóvão: CESAD, 2014.
SANTOS, Zeloí Aparecida Martins dos, História e Literatura: uma relação possível. Revista Científica, Curitiba, ano II, v.2, jan-dez/2007. Disponível em:
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dNyqXkcWqp8J:periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/download/1726/1071+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07/11/2018
SUTIL, Nair. A Literatura como fonte e como linguagem no ensino de História: diálogo com os contos de Chimamanda Adichie. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).