A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio

Autores

Resumo

Pensar os desafios do ensino de literatura no ensino médio requer repensar a conflitante relação que envolve o aluno e a formação de leitores. Assim, nesse trabalho, buscamos discutir algumas experiências de leitura literária presentes no cotidiano do ambiente escolar, com o intuito de entendermos melhor a mediação do professor de Língua Portuguesa enquanto formador de leitores. A partir de nossa docência, notamos que as práticas de leitura literária não se constituem como a base para o ensino de literatura, que muitas vezes tem privilegiado outros conteúdos e instrumentos (viés linguístico, estudo de estilos literários, resumos, filmes, música, dentre outros). Tal afirmação não tem a intenção de desqualificar outras formas de arte nem tampouco outros saberes, mas chamar à atenção para a importância de trazer para as aulas de literatura o texto literário. Nesse sentido, com a nova estruturação do Ensino Médio, com os Itinerários Formativos, surgiu a oportunidade de trabalharmos a leitura literária em aulas específicas para essa finalidade, além de ter suscitado a necessidade de se trabalhar o texto literário em um clube de leitura de estudantes. Dessa forma, nesse texto, compartilhamos nossas experiências com essas atividades de leitura literária.

Biografia do Autor

Egly Sterfane da Silva Borges, SEDUC - TO

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Estadual do Tocantins.

Vanessa Rita de Jesus Cruz , SEDUC - TO

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Estadual do Tocantins.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

da Silva Borges, E. S., & Rita de Jesus Cruz , V. (2024). A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio . Porto Das Letras, 9(3), 114 – 136. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17609

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira