A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio

Autor/innen

Abstract

Pensar os desafios do ensino de literatura no ensino médio requer repensar a conflitante relação que envolve o aluno e a formação de leitores. Assim, nesse trabalho, buscamos discutir algumas experiências de leitura literária presentes no cotidiano do ambiente escolar, com o intuito de entendermos melhor a mediação do professor de Língua Portuguesa enquanto formador de leitores. A partir de nossa docência, notamos que as práticas de leitura literária não se constituem como a base para o ensino de literatura, que muitas vezes tem privilegiado outros conteúdos e instrumentos (viés linguístico, estudo de estilos literários, resumos, filmes, música, dentre outros). Tal afirmação não tem a intenção de desqualificar outras formas de arte nem tampouco outros saberes, mas chamar à atenção para a importância de trazer para as aulas de literatura o texto literário. Nesse sentido, com a nova estruturação do Ensino Médio, com os Itinerários Formativos, surgiu a oportunidade de trabalharmos a leitura literária em aulas específicas para essa finalidade, além de ter suscitado a necessidade de se trabalhar o texto literário em um clube de leitura de estudantes. Dessa forma, nesse texto, compartilhamos nossas experiências com essas atividades de leitura literária.

Autor/innen-Biografien

Egly Sterfane da Silva Borges, SEDUC - TO

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Estadual do Tocantins.

Vanessa Rita de Jesus Cruz , SEDUC - TO

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Estadual do Tocantins.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-01-11

Zitationsvorschlag

da Silva Borges, E. S., & Rita de Jesus Cruz , V. (2024). A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio . Porto Das Letras, 9(3), 114 – 136. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17609