A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio
Abstract
Pensar os desafios do ensino de literatura no ensino médio requer repensar a conflitante relação que envolve o aluno e a formação de leitores. Assim, nesse trabalho, buscamos discutir algumas experiências de leitura literária presentes no cotidiano do ambiente escolar, com o intuito de entendermos melhor a mediação do professor de Língua Portuguesa enquanto formador de leitores. A partir de nossa docência, notamos que as práticas de leitura literária não se constituem como a base para o ensino de literatura, que muitas vezes tem privilegiado outros conteúdos e instrumentos (viés linguístico, estudo de estilos literários, resumos, filmes, música, dentre outros). Tal afirmação não tem a intenção de desqualificar outras formas de arte nem tampouco outros saberes, mas chamar à atenção para a importância de trazer para as aulas de literatura o texto literário. Nesse sentido, com a nova estruturação do Ensino Médio, com os Itinerários Formativos, surgiu a oportunidade de trabalharmos a leitura literária em aulas específicas para essa finalidade, além de ter suscitado a necessidade de se trabalhar o texto literário em um clube de leitura de estudantes. Dessa forma, nesse texto, compartilhamos nossas experiências com essas atividades de leitura literária.
Literaturhinweise
ANTUNES, Benedito. O ensino da literatura hoje. FronteiraZ, n. 14, jul. 2015. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22456. Acesso em: 16 maio 2022. p. 1-15.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. 1972.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2021.
CRUZ, Vanessa Rita de Jesus. Literatura, formação de leitores e mediadores de leitura: João Vítor, uma personagem leitora. 206f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
FARIA, Vanessa Fabíola Silva de. O ensino de literatura: articulação entre as orientações oficiais e a pesquisa universitária. 124f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade de São Paulo, 2009.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Editora Autores Associados: Cortez, 1989.
REZENDE, Neide Luzia de. A formação do leitor na escola pública brasileira: um jargão ou um ideal? In: ALVES, José Hélder Pinheiro Alves (Org.). Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. p. 37-54. Campina Grande: Abralic, 2014. Disponível em: https://www.abralic.org.br/downloads/livros-produzidos-pela-gestao/04-MEMORIAS-DA-BORBOREMA.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
REZENDE, Neide Luzia de. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 93-105, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152541. Acesso em: 16 maio 2022.
REZENDE, Neide Luzia de. O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leitura contemporâneas. 2009. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2009_gt_lt01_artigo_8.pdf. Acesso em: 16 maio 2022.
SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, 2003. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo, Ática, 2002.
SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2019. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.
ZILBERMAN, Regina. Os Congressos de Leitura [COLEs] e a crise de leitura, então e agora. Revista Leitura, teoria e prática, Campinas, São Paulo, v. 34, n. 67, p. 27-38, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p27-38. Acesso em: 16 maio 2022.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto & contraponto. 2. ed. São Paulo: Global; Campinas (SP): ALB – Associação de Leitura do Brasil, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).