Comprendre le langage dans l'enfance selon les perspectives de Paulo Freire et Giorgio Agamben
O PAPEL ESSENCIAL DA LÍNGUA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
DOI :
https://doi.org/10.20873.2530008Résumé
Este artigo não trata a linguagem apenas como um fenômeno técnico, linguístico e cognitivo, mas como uma experiência humana fundamental, vivida pela criança em sua relação com o mundo, com os outros e consigo mesma, colocando em essência as grandes ideias de Paulo Freire e Giorgio Agamben. Parte-se do princípio de que a linguagem vai além do falar e escrever: ela é o lugar fundamental onde a identidade nasce e onde a consciência se forma. E, por meio dessa linguagem que ela descobre e começa a usar, ela não só existe, mas inicia a sua própria história e sua aventura de experiências no mundo. Observando os contextos dos estudos filosóficos e educacionais, o caráter dinâmico da linguagem como forma emancipatória e motivadora para superar obstáculos limitantes. Paulo Freire fala da pedagogia com um ato de libertação, que o papel mais importante do professor é mediar o conhecimento linguístico através do diálogo respeitando a realidade e o contexto vivenciado. Segundo Giorgio Agamben, é muito mais profundo: o momento em que a criança mergulha na linguagem é o que realmente nos torna humanos no sentido completo. Não é só uma etapa. É condição fundamental para comecem a pensar, raciocinar e formar quem são como pessoas.
Palavras-chave: infância; língua; consciência; potência.
Références
REFERÊNCIAS
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: O arquivo e o testemunho. São Paulo: Boitempo, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CASTRO, Maria Fausta C. P. Questões sobre a infância e a fala da criança na teorização sobre aquisição da linguagem. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 63-76, 2ª parte, 2011.
FREIRE, Paulo. Partir da Infância: diálogos sobre educação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MEDEIROS, Vanise; ESTEVES, Phellipe Marcel da Silva (Org. e Apres.). Na movência dos conceitos. Rio de Janeiro: Autografia, 2024.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025. [S. l.]: Todos Pela Educação, 2025. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/anuario-brasileiro-da-educacao-basica-2025/. Acesso em: 2 nov. 2025.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Porto das Letras 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).