UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Résumé
Presente artigo pretende discorrer acerca da educação inclusiva, abordando o ensino especial e as politicas voltadas para a inclusão. Observando a realidade educacional contemporânea, os paradigmas conceituais e as alterações legislativas que veem sendo criadas e defendidas em documentos nacionais e internacionais. Nota-se que a inclusão deve ser vista como direito de todas as pessoas com deficiência e das atitudes necessárias para a efetivação de uma prática menos preconceituosa e segregacionista. Esses pontos, permitem reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Sendo assim, discute-se a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão.
Palavras chaves: Educação. Inclusiva. Políticas. Ensino.
Références
AINSCOW, M. Desarollo de escuelas inclusivas. Madri: Narcea, 2001
BEYER, H.O. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.1, n.1, 2012.
BEZERRA GF, Araujo DAC. Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação. Educ Soc. 2013;34(123):573-88.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim
MEC, 2006.
CRUZ, G. C.; SORIANO, J. B. Perspectivas docentes sobre formação profissional em educação física para atuação em contextos inclusivos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, p. 1-16, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewFile/9263/8389>. Acesso em: 02 OUT. 2023.
CROCHIK , J.L. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.3, p.565, 2011.
CUNHA, A.C.B. Fundamentos teóricos para construção das práticas em educação inclusiva. Polêmica, Rio de Janeiro v.9, n.1, p. 92-99, 2010.
FREITAS SN. Uma escola para todos: reflexões sobre a prática educativa. Inclusão. Rev Educ Espec. 2006;2(3):37-40.
GARCIA, R.M.C.; MICHELS, M.H. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - educação especial da ANPED. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.17, spe1, p.105-124, 2011.
GLAT, R.; BLANCO, L.M.V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Editora Sete Letras, 2007. p.15-35.
GOMES C. Necessidades educacionais especiais: concordância de professores quanto à inclusão escolar. Temas Desenvolv. 2005; 14(79):23-31.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Construir a Escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim 21. MEC, 2006.
NOGUEIRA, J.L.F.; FUMES, N.L.F. Reflexões sobre a educação brasileira e a educação especial: novos temas, velhas posturas. Reflexão & Ação, v.17, n.1, p.1-20, 2009. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/781/635>. Acesso em: 02 OUT. 2023.
SANTOS, Boaventura de Souza Santos. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. (Oficina do CES nº 135, janeiro de 1999).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).