UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Abstract
Presente artigo pretende discorrer acerca da educação inclusiva, abordando o ensino especial e as politicas voltadas para a inclusão. Observando a realidade educacional contemporânea, os paradigmas conceituais e as alterações legislativas que veem sendo criadas e defendidas em documentos nacionais e internacionais. Nota-se que a inclusão deve ser vista como direito de todas as pessoas com deficiência e das atitudes necessárias para a efetivação de uma prática menos preconceituosa e segregacionista. Esses pontos, permitem reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Sendo assim, discute-se a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão.
Palavras chaves: Educação. Inclusiva. Políticas. Ensino.
Literaturhinweise
AINSCOW, M. Desarollo de escuelas inclusivas. Madri: Narcea, 2001
BEYER, H.O. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.1, n.1, 2012.
BEZERRA GF, Araujo DAC. Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação. Educ Soc. 2013;34(123):573-88.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim
MEC, 2006.
CRUZ, G. C.; SORIANO, J. B. Perspectivas docentes sobre formação profissional em educação física para atuação em contextos inclusivos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, p. 1-16, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewFile/9263/8389>. Acesso em: 02 OUT. 2023.
CROCHIK , J.L. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.3, p.565, 2011.
CUNHA, A.C.B. Fundamentos teóricos para construção das práticas em educação inclusiva. Polêmica, Rio de Janeiro v.9, n.1, p. 92-99, 2010.
FREITAS SN. Uma escola para todos: reflexões sobre a prática educativa. Inclusão. Rev Educ Espec. 2006;2(3):37-40.
GARCIA, R.M.C.; MICHELS, M.H. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - educação especial da ANPED. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.17, spe1, p.105-124, 2011.
GLAT, R.; BLANCO, L.M.V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Editora Sete Letras, 2007. p.15-35.
GOMES C. Necessidades educacionais especiais: concordância de professores quanto à inclusão escolar. Temas Desenvolv. 2005; 14(79):23-31.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Construir a Escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim 21. MEC, 2006.
NOGUEIRA, J.L.F.; FUMES, N.L.F. Reflexões sobre a educação brasileira e a educação especial: novos temas, velhas posturas. Reflexão & Ação, v.17, n.1, p.1-20, 2009. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/781/635>. Acesso em: 02 OUT. 2023.
SANTOS, Boaventura de Souza Santos. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. (Oficina do CES nº 135, janeiro de 1999).
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).