UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

Autor/innen

  • Izabel Cristina Ribeiro Mendes UniVitória

Abstract

Presente artigo pretende discorrer acerca da educação inclusiva, abordando o ensino especial e as politicas voltadas para a inclusão. Observando a realidade educacional contemporânea, os paradigmas conceituais e as alterações legislativas que veem sendo criadas e defendidas em documentos nacionais e internacionais. Nota-se que a inclusão deve ser vista como direito de todas as pessoas com deficiência e das atitudes necessárias para a efetivação de uma prática menos preconceituosa e segregacionista. Esses pontos, permitem reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Sendo assim, discute-se a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão.

Palavras chaves: Educação. Inclusiva. Políticas. Ensino.

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Veröffentlicht

2024-03-28

Zitationsvorschlag

Ribeiro Mendes, I. C. (2024). UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL7, p. 1–12. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/18056

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SEÇÃO LIVRE