LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Résumé
A discussão a ser desenvolvida visa contribuir para o percurso afirmativo sobre a prática de leitura literária na educação básica e no ensino superior. Tendo em vista pensar ações educativas do ensino de literatura voltadas para a formação de professores/as, no âmbito do ensino da história e cultura indígena, em uma perspectiva de reconhecimento e trabalho com textos de autoria indígena em práticas pedagógicas que evidenciam vozes que compõem a literatura indígena contemporânea no Brasil. Para fundamentação teórica utilizaremos Cosson (2008), Street (2014), Rojo (2012) e Kleiman (1995; 2008) a partir dos conceitos de letramento e letramento como prática social. Como recurso metodológico de formação a intenção será apresentar atividades de letramento literário a partir das oficinas de mediação literária e círculos de leitura propostas por Rido Cosson (2018), no livro “Letramento literário: teoria e prática”.
Références
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.
CANDIDO, Antonio (2011). “O direito à literatura”. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, p.195-216.
KLEIMAN, Ângela. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Os estudos de letramento e a formação do professor de Língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
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ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: 2012, Ibpex.
ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista Desenredo, v. 5, n. 1, 2009.
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