TESSITURAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL

Auteurs-es

  • Gessica Goncalves Santos Gracioli Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0009-0003-5028-2894
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Norte do Tocantins

Résumé

O componente curricular de Estágio Supervisionado de Pedagogia deve ser um ambiente capaz de nos impulsionar a refletir, a indagar e produzir conhecimentos outros que são sempre múltiplos e plurais. Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões da disciplina de Estágio Supervisionado e sua relevância nas discussões sobre o paradigma educacional emergente explorando a intersecção com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que orientam o ensino do Tocantins. Para tanto, utilizaremos para a elaboração deste trabalho, inserido na Linguística Aplicada, com ênfase nos paradigmas educacionais os trabalhos de Pinho (2021), Soares (1997) e Freire (2015). Quanto à formação de professores e ao Estágio Supervisionado, recorremos a como Mendes (2012), Andrade e Resende (2010), Baptista (2010) e Thurck (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativista, uma vez que estamos preocupados com a compreensão e a interpretação de fatos relacionados ao nosso objeto de estudo. Os resultados apontaram para documentos que ainda apresentam hegemonias voltada na educação bancária que podem fazer com que as práticas continuem descontextualizadas socialmente. Para tal, é necessária uma reconstrução de pensamentos, conceitos e ideias que evidenciem o contexto real da prática de ensino e aprendizagem.

Biographie de l'auteur-e

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas;política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Références

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

Goncalves Santos Gracioli, G., & José de Pinho, M. (2023). TESSITURAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL. Porto Das Letras, 9(Especial), 214–225. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16998

Numéro

Rubrique

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira