EXERCÍCIO DE ANÁLISE ARQUITETÔNICA/BAKHTINIANA

CONTEÚDO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

Exercício de análise arquitetônica em uma obra de arte musical. São levados em conta os valores/as escolhas do conteúdo dispostos formalmente em relação aos centros de valor, enfrentando as exigências do material no arco da cultura em perspectiva da linguagem e da educação. Valores humanos podem ser reconhecidos na escuta (pensamento musical, abdutivo-indutivo) e nomeados verbalmente (pensamento verbal, indutivo-dedutivo), graças à capacidade de linguagem ou jogo de fantasiar ao lidar com signos e linguagens. O desafio discursivo – ético, cognitivo e estético – é que na música seus signos (mais icônicos) não definem ou conceituam os valores de seus heróis como os signos verbais (mais simbólicos). Justifico a metodologia narrativa de pesquisa para pensar o discurso musical com o discurso verbal a ele relacionado; narrar e musicar são raciocínios-expressões simbólico-verbais e icônico-musicais que se tornam vivências/conhecimentos. Porém, na linguagem musical (tomando música instrumental) cuja arte é livre conceitualmente, os heróis são os movimentos sonoros no tempo e espaço de tensões e atrações acústico-rítmico-harmônicas lineares-horizontais e simultâneas-verticais percebidas no material extra-estético como emoções-volições da vida enformada esteticamente pelo autor-criador que também é autor-contemplador. Toda esta trilha fornece modelos ou culturas que enfatizam o que a sociedade considera valor em música conforme os valores e conhecimentos impregnados na visão de mundo histórico-culturalmente. Considero que esta análise acerca dos conteúdos da música contribui com os discursos, suas formas, seus valores/conteúdos no material verbal que pode instigar a escuta musical, além de uma boa discussão para o ensino e valorização (do papel) da música na escola.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora WMF/Martins Fontes, 2012.

AUTOR, 2014.

BACH, Johann Sebastian. Suites Francesas. BWV 812, 813, 814, 815, 816, 817, 818, 819. Urtext. Munique: Editora G. Henle Verlag, 1972.

BACH, Johann Sebastian Concerto italiano. Piano. I. Allegro; II. Andante; III. Presto. BWV 971. Urtext. Munique: Editora G. Henle Verlag, 1965.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e Renascimento. Contexto de François Rabelais. Rio de Janeiro: Editora Hucitec, 2013 (8ª edição).

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Introdução Augusto Ponzio. Posfácio Carlos Alberto Faraco. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: João & Pedro Editores, [1920-24] 2010.

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1920-24] 2003, p. 03-192.

BAKHTIN, Mikhail. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1974-79] 2003. p. 394-410.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1959-1961]2003. p. 307-335.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1959-1961] 2003, p. . 261-306.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. Tradução Autora Fornoni et al. São Paulo: Hucitec, [1923-24], 2014, p. 13-57.

BUCKINX, Boudewijn. O pequeno pomo. Ou a história da música do pós-modernismo. Tradução de Álvaro Guimarães. Ilustrações do Studio Herr Seele. São Paulo: Ateliê Editoria, 1998.

ELLIOTT, David J.; SILVERMAN, M. (forthcoming). Music matters: A praxial philosophy of music education. 2nd ed. New York: Oxford University Press. 2012. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199730810.013.0005.

HANSLICK, Edouard. Do belo musical: uma contribuição para a estética musical. Tradução de Nicolino Simone Neto. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, 1992.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEUCHTER, Erwin. Ensayo sobre la evolucion de la musica en occidente. 8ª ed. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.

MEDVIÉDEV, Pável N. (Círculo de Bakhtin). O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

MENEZES, Flo. Apoteose de Shoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

PEIRCE, C. S. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Martins Fontes. 4ª edição, 2010.

PETRACCA, Ricardo. Música e Alteridade: uma abordagem bakhtiniana. Curitiba: Appris, 2018.

PETRILLI, Susan. Em outro lugar e de outro modo. Filosofia da linguagem, crítica literária e teoria da tradução em, em torno e a partir de Bakhtin. Tradução de Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013

PONZIO, Augusto. Revolução bakhtiniana. O pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Tradução Valdemir Miotello. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

PONZIO, Augusto. Musica, immagine, scrittura. In: PETRILLI, Susan (Org.) L’immagine nella parola, nella musica e nella pittura. Athanor 21. Università Aldo Moro. Bari: Mimesis, 2018.

PRADO, Guilherme V. T et al. (Org.) Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

SEBEOK, Thomas. Play of musement. Bloomington-EUA: Indiana University Press, 1981.

SERODIO, Liana; PRADO, Guilherme. Escrita-evento na radicalidade da pesquisa narrativa. Educação Em Revista, 33 (Educ. rev., 2017 33), 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698150044

SOUZA, R. C.. A lógica do pensamento musical. In: ILARI, B. S. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora UFPR, 2006, p. 113-143.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Serodio, L. A. (2023). EXERCÍCIO DE ANÁLISE ARQUITETÔNICA/BAKHTINIANA: CONTEÚDO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO. Porto Das Letras, 9(1), 230–254. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15691