EXERCÍCIO DE ANÁLISE ARQUITETÔNICA/BAKHTINIANA

CONTEÚDO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.eaab1

Resumo

Exercício de análise arquitetônica em uma obra de arte musical. São levados em conta os valores/as escolhas do conteúdo dispostos formalmente em relação aos centros de valor, enfrentando as exigências do material no arco da cultura em perspectiva da linguagem e da educação. Valores humanos podem ser reconhecidos na escuta (pensamento musical, abdutivo-indutivo) e nomeados verbalmente (pensamento verbal, indutivo-dedutivo), graças à capacidade de linguagem ou jogo de fantasiar ao lidar com signos e linguagens. O desafio discursivo – ético, cognitivo e estético – é que na música seus signos (mais icônicos) não definem ou conceituam os valores de seus heróis como os signos verbais (mais simbólicos). Justifico a metodologia narrativa de pesquisa para pensar o discurso musical com o discurso verbal a ele relacionado; narrar e musicar são raciocínios-expressões simbólico-verbais e icônico-musicais que se tornam vivências/conhecimentos. Porém, na linguagem musical (tomando música instrumental) cuja arte é livre conceitualmente, os heróis são os movimentos sonoros no tempo e espaço de tensões e atrações acústico-rítmico-harmônicas lineares-horizontais e simultâneas-verticais percebidas no material extra-estético como emoções-volições da vida enformada esteticamente pelo autor-criador que também é autor-contemplador. Toda esta trilha fornece modelos ou culturas que enfatizam o que a sociedade considera valor em música conforme os valores e conhecimentos impregnados na visão de mundo histórico-culturalmente. Considero que esta análise acerca dos conteúdos da música contribui com os discursos, suas formas, seus valores/conteúdos no material verbal que pode instigar a escuta musical, além de uma boa discussão para o ensino e valorização (do papel) da música na escola.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

Serodio, L. A. (2023). EXERCÍCIO DE ANÁLISE ARQUITETÔNICA/BAKHTINIANA: CONTEÚDO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO. Porto Das Letras, 9(1), 230–254. https://doi.org/10.20873.eaab1