Metáforas de amor e morte em Bodas de sangue, de García Lorca

Autores/as

  • Carlos Antônio Magalhães Guedelha UFAM

Palabras clave:

Tragedy; Metaphor; Bodas de sangue de sangue.

Resumen

O presente artigo científico, de natureza bibliográfica, apresenta uma leitura crítica do texto dramático Bodas de sangue, de Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol, mostrando no texto algumas características da tragédia, conforme os apontamentos teóricos do filósofo Aristóteles. Entre essas características, destaca-se o ato de violência cometido no interior de uma aliança conjugal e a ação de desgraça que conduz o espectador ao temor e à piedade. São analisadas também as principais metáforas criadas pelo autor como recursos narrativos, verbalizadas pelas personagens, e que contribuem para o melhor entendimento do sentido do trágico no texto. A pesquisa demonstra que o fogo, a água e o sangue, entrelaçados pelo vigor expressivo da metáfora, são os elementos que desencadeiam a tragédia, apontando a inevitabilidade do destino. Em termos teóricos, recorre-se à abordagem conceptual da metáfora proposta por Geroge Lakoff e Marx Johnson, em contraponto à teoria aristotélica sobre o fenômeno metafórico.

Publicado

2021-02-07

Cómo citar

Guedelha, C. A. M. (2021). Metáforas de amor e morte em Bodas de sangue, de García Lorca. Porto Das Letras, 7(1), 244–256. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7414