A Angústia pela Diferença em At Swim, Two Boys de Jamie O'Neill

Autores/as

  • Victor Augusto da Cruz Pacheco Universidade de São Paulo

Palabras clave:

influência, intertextualidade, James Joyce, literatura irlandesa, romance contemporâneo

Resumen

Através da leitura da bibliografia crítica sobre o romance contemporâneo irlandês At Swim, Two Boys (2001) de Jamie O'Neill, percebeu-se que os críticos apontavam para uma relação com a obra de James Joyce sem se aprofundar em algum ponto específico para uma análise comparativa mais embasada entre as obras literárias. Com isso, o artigo propõe-se a analisar a construção da personagem Eveline MacMurrough comparando-a com o conto "Eveline" do livro Dublinenses (1916) de James Joyce. Tendo como base teórica os trabalhos sobre intertextualidade e a ideia de “angústia da influência” proposta pelo crítico norte-americano Harold Bloom, dialoga-se criticamente com estes textos e com a bibliografia de At Swim, Two Boys, afirmando que a recriação literária no romance está baseada em uma angústia pela diferença, mostrando a elaboração artística feita pelo escritor irlandês Jamie O'Neill. A partir desta angústia, percebe-se que a motivação principal para a intertextualidade é a renovação da representação corpórea da Irlanda.

Biografía del autor/a

Victor Augusto da Cruz Pacheco, Universidade de São Paulo

Victor Augusto da Cruz Pacheco cursa bacharelado em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade de São Paulo e realizou intercâmbio acadêmico por um semestre na Universidade de Buenos Aires. Tem como área de estudo a literatura irlandesa contemporânea e, através da Bolsa da Reitoria da Universidade de São Paulo (Bolsa RUSP), desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “As representações da Irlanda revolucionária nos contos de Sean O'Faolain” que lhe rendeu uma publicação na revista YAWP. victor.augusto.pacheco@usp.br

Publicado

2016-11-12

Cómo citar

Pacheco, V. A. da C. (2016). A Angústia pela Diferença em At Swim, Two Boys de Jamie O’Neill. Porto Das Letras, 2(2). Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2488