GUERRILHA DO ARAGUAIA

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO

Autores/as

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise da cartilha produzida pelos pesquisadores que fazem parte do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO) o qual surgiu como uma das ações de extensão da universidade, integrantes do projeto da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) de língua portuguesa da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto aborda questões acerca da Guerrilha do Araguaia e os impactos desse conflito na cidade de Xambioá, região norte do Estado do Tocantins. O objetivo é apresentar a importância dessa temática para os habitantes da região de Xambioá – em especial aos alunos do ensino médio da escola pública – valendo-se da literatura de testemunho como um manifesto de resistência e luta contra o apagamento da memória dos sobreviventes dos anos de “chumbo”, e levando em consideração essas memórias, estimularmos à reflexão sobre a história da cidade de Xambioá, promovendo uma percepção quanto ao momento histórico dos anos de Guerrilha do Araguaia, que correspondem à década de 60 e 70 dominados pela violência e silenciamento, bem como resistência por parte dos guerrilheiros e demais povos que lutaram contra o regime ditatorial vigente na época.

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Publicado

2024-01-11

Cómo citar

Jéssica Ferreira Costa Guimarães, Érica . (2024). GUERRILHA DO ARAGUAIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO. Porto Das Letras, 9(3), 191 – 211 . Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17269