Nevoeiro ou Neblina no Amanhecer: Variação Linguística nos Dados do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB)

Autores/as

  • Genivaldo da Conceição Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Resumen

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados da análise do léxico registrado, nos estados da Bahia e do Paraná, no campo semântico fenômenos atmosféricos com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento do Português Brasileiro, tal como se apresenta nas cidades que constituem a rede de pontos do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nesses dois estados. Nossa pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Dialetologia, Sociolinguística e Lexicologia. O corpus está conformado por um extrato dos dados do ALiB constituído das perguntas 21 e 22 do Questionário Semântico-Lexical (QSL) e se utiliza do método da Geolinguística para a análise espacial dos dados. Enfatizamos o aspecto diatópico, contudo, recorremos, de maneira periférica, à análise de outras variáveis como a diastrática e a diageracional. Concluímos que para as questões 21 e 22, as variantes mais produtivas neblina e amanhecer aparecem distribuídas por todas as mesorregiões da Bahia e do Paraná. As variantes que ocorreram apenas na Bahia ou apenas no Paraná não foram fornecidas por um número expressivo de informantes. Verificamos, portanto, que no plano da análise diatópica, nesse recorte analisado, como resultado mais relevante o fato de a distribuição das variantes terem um caráter mais homogêneo do que heterogêneo.

Palavras-chave: Dialetologia. Geolinguística. Sociolinguística. Variação.

Citas

Este texto é inédito. Contudo, alguns trechos referentes à fundamentação teórica e metodologia estão ou podem estar presentes em textos de minha autoria já publicados em outros(as) livros e/ou revistas.

Não há referências adicionais.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Oliveira, G. da C. (2023). Nevoeiro ou Neblina no Amanhecer: Variação Linguística nos Dados do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Porto Das Letras, 9(Especial), 460–479. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16815

Número

Sección

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira