Manuais e Guias de Redação Oficial Tocantinenses:

Por que o Gênero Masculino os Domina?

Autores/as

Resumen

Vemos que, com a nova edição do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), Brasil (2018), nos parece possível contestar, sob os critérios de uma linguagem inclusiva de gênero, sua autoanunciada edição revista, atualizada e ampliada. Nesse sentido, um novo subitem intitulado “signatárias do sexo feminino” mostra-se revelador, porque falacioso. O que ocorre é a prevalência do masculino genérico e de personagens masculinas em seus exemplos e modelos de comunicação e atos oficiais. Dado o prestígio que tem o MRPR, podemos ver tal prevalência presente em manuais e guias de redação oficial locais. É o que ocorre nos guias de redação oficial da Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2021) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO, 2017) e nos manuais de redação oficial do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE, 2013) e do Ministério Público do Estado do Tocantins (MP-TO, 2017). Após trazermos fragmentos dos guias e manuais de redação em questão que comprovam que eles são patriarcalistas, passaremos em revista os conceitos de androcentrismo, masculino genérico, sexismo e linguagem inclusiva de gênero na tentativa de procurarmos explicar, embora não justificar, a razão por que as mulheres cis ou trans e pessoas de diversos outros gêneros ou não binárias sofrem exclusão linguística nessas publicações.

Palavras-chave: Manual de Redação da Presidência da República; Manual  de Redação do Estado do Tocantins; Guia de redação do IFTO e da UFT; Androcentrismo; Bolsonarismo linguístico.

Citas

BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília: Presidência da República, 1991.

BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 2. ed., rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/pluginfile.php/1473/mod_resource/content/1/manual-de-redacao-pdf.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf. Acesso em 22 ago. 2022.

BRASIL. Senado Federal. Manual de Comunicação da Secom. Brasília: Editora de Qualidade, 2012. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/linguagem-inclusiva. Acesso em: 15 maio 2022.

CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa. Caro colega: exclusão linguística e invisibilidade. Discurso & Sociedade, v. 1 (2), p. 230-246, 2007. Disponível em: http://www.dissoc.org/ediciones/v01n02/DS1(2)Caldas-Coulthard.pdf. Acesso em: 18 fev. 2022.

FISCHER, André. Manual prático de linguagem inclusiva: uma rápida reflexão, 12 técnicas básicas e outras estratégias semânticas. São Paulo: Tecidas, 2020. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/87bdaac3/files/uploaded/mpli1_2.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022.

FRANCO, Paki Venegas e CERVERA, Julia Pérez. Manual para o uso não sexista da linguagem: o que bem se diz... bem se entende. Versão em português: Beatriz Cannabrava, 2006. Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/manual-para-o-uso-nao-sexista-da-linguagem.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais. Palmas: UFT, 2021. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/0k5W_K7ESJyjOrCHXv9nVA. Acesso em: 2 jun. 2022.

GARCIA, Dantielli Assumpção; SOUSA, Lucília Maria Abrahão e. A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 35, 2016. Disponível em:https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11505. Acesso em: 12 jun. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. Manual de linguagem inclusiva para editais de concurso público (seleção pública) do IFAL. Maceió: IFAL, 2018. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/comite-pro-equidade-do-ifal-disponibiliza-versao-eletronica-de-manual-de-linguagem-inclusiva/manual-linguagem-inclusiva-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Guia de Documentos Institucionais. Palmas: IFTO, 2017. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/centrais-de-conteudos/documentos-institucionais/guias/guia-de-documentos-institucionais-1/view. Acesso em: 2 abr. 2022.

LINGUAGEM inclusiva e linguagem neutra: entenda a diferença! Politize, 9 mar. 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/linguagem-inclusiva-e-linguagem-neutra-entenda/. Acesso em: 8 maio 2022.

LÓPEZ, Ana Bringas et al. Manual de linguaxe inclusiva no ámbito universitario. Vigo: Universidade de Vigo, 2012. Disponível em: https://www.ub.edu/portal/documents/6247957/0/Manual_con_portada_para_web.pdf/01edf07a-8a32-a68f-58e4-a265eca59382. Acesso em: 29 maio 2022.

MÄDER, Guilherme Ribeiro Colaço. Masculino genérico e sexismo gramatical. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/158447/336814.pdf;sequence=1#:~:text=de%20sexismo%20gramatical.-,O%20masculino%20gen%C3%A9rico%20pode%20ser%20resumido%2C%20em%20linhas%20gerais%2C%20como,homens%20e%2Fou%20mulheres). Acesso em: 15 fev. 2022.

MERCOSUR. Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelaria do MERCOSUL (RAADH). Manual Pedagógico sobre el Uso del Lenguaje Inclusivo y no Sexista. Mercosul: Comissão Permanente de Gênero e Direito das Mulheres da Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelaria do MERCOSUL (RAADH), 2018. Disponível em: https://www.ippdh.mercosur.int/publicaciones/manual-pedagogico-sobre-o-uso-da-linguagem-inclusiva-nao-sexista/?lang=pt-br. Acesso em: 5 maio 2022.

PEQUENO DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Manual para o uso não sexista da linguagem: o que bem se diz bem se entende. Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2014. Disponível em: http://portalsemear.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Manual-para-uso-n%C3%A3o-sexista-da-linguagem.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

SABINO, Rosimeri Ferraz et al. A comunicação oficial na gestão pública: o caso da Universidade Federal de Sergipe. Estudo & Debate, Lajeado, v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/605. Acesso em: 30 jun. 2022.

SOUSA, Tamires Ramalho de; FARIAS, Luciana Cabral; FLORENTINO, Cristiano. O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise dos documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino. Cadernos Cespuc, n. 31, 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536. Acesso em: 29 maio 2022.

TOCANTINS. Ministério Público Estadual. Manual de Redação Oficial do Ministério Público do Estado do Tocantins. Palmas: MP-TO, 2017. Disponível em: https://mpto.mp.br/portal/2019/02/19/ministerio-publico-divulga-manual-de-redacao-aprovado-pelo-colegio-de-procuradores. Acesso em: 2 jun. 2022.

TOCANTINS. Tribunal de Contas. Manual de Redação Oficial do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas: Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/USU%C3%81RIO/Downloads/Manual_de_Redacao%20(1).pdf. Acesso em: 29 maio 2022.

TODO mês é mês do orgulho. Unicef Brasil, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/historias/todo-mes-e-mes-do-orgulho#:~:text=Em%20busca%20de%20uma%20vida%20com%20direitos%20respeitados%20para%20todos%20e%20todas&text=No%20m%C3%AAs%20de%20junho%20%C3%A9,intersexuais%2C%20assexuais%2C%20entre%20outros. Acesso em: 19 maio 2022.

Publicado

2024-03-28

Cómo citar

souza, P. A. (2024). Manuais e Guias de Redação Oficial Tocantinenses:: Por que o Gênero Masculino os Domina?. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL11, p. 1–13. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15842

Número

Sección

SEÇÃO LIVRE