SINAIS TOPÔNIMOS DE ESCOLAS EM ARAGUAÍNA - TO
UM ESTUDO SOBRE A FORMA E A MOTIVAÇÃO
Resumen
Este artigo é oriundo de um estudo sobre sinais de escolas do município de Araguaína, estado do Tocantins, em libras. Os dados foram coletados a partir de entrevistas e em uma lista de sinais topônimos, o que possibilitou a elaboração de um corpus com 26 sinais que foram registrados em fichas lexicográfico-toponímicas. Como aporte teórico e metodológico, baseamo-nos em Dick (1990; 1998), em Sousa (2020) e em Miranda (2020). Nesse sentido, a análise envolveu a categorização dos topônimos em relação à forma (nativos, inicializados e soletrados) e à motivação (icônica e em língua portuguesa). Em relação à forma, predominam topônimos inicializados, seguidos de nativos e, por fim, soletrados. Em relação à motivação icônica, o uniforme escolar é a subcategoria mais prevalente, seguido da logomarca da escola e, por fim, aspectos relacionados à rotina e à estrutura da escola. Em relação à língua portuguesa, prevalece a subcategoria grafia e em apenas um topônimo há a motivação do tipo calque. A partir dos dados da amostra, sugerimos a provável emergência de um morfema base – mão não dominante configurada em C – que parece ter subsidiado o processo de formação de um dos topônimos.
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