ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL

Autores/as

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a maneira como as orações subordinadas adverbias são abordadas em materiais didáticos, a saber, duas coleções de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental. Os livros são de autoria de Oliveira e Araújo (2018) e Nogueira, Marchetti e Cleto (2018). Os dados foram analisados a partir da perspectiva cognitivo-funcional, e também a partir dos enunciados de atividades escolares, observando como a gramática é tratada nessas atividades, se elas se apresentam apenas no nível de classificação e em exercícios de metalinguagem ou se levam os alunos a uma reflexão sobre o uso efetivo da língua, considerando o texto, o contexto de sua produção e seus propósitos enunciativos. É uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, e procedimento técnico e documental. Para tanto, buscamos o aparato teórico em autores como, Martelota (2011), Neves (1997, 2002, 2016) Travaglia (2009), Antunes (2003, 2007), Sperança-Criscuolo (2014), Araújo (2017). O percurso analítico possibilitou perceber que os livros didáticos ainda privilegiam a gramática que nomeia e classifica, considerando apenas no nível sintático.

Biografía del autor/a

Warlete Cristina Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professora da Universidade Estadual de Goiás.

Citas

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ARAÚJO, D. L. de. Enunciado de atividades e tarefas escolares: modo de fazer. 1ª ed – São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acessado em: 01 de julho de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017 Disponível em: http://undime-sc.org.br/download/2a-versao-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 15 de junho de 2022.

CUNHA, M. A. F. da; NOGUEIRA, M. T. Cognição e Gramática. In: PELOSI, A. C.; FELTES, H. P. de M.; FARIAS, E. M. Peixoto (Orgs). Cognição e linguística: explorando territórios, mapeamentos e percursos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014

CUNHA, M. A. F. da. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2017.

MARTELOTA, M. E. & KENEDY, E. A visão funcionalista no século XX. In: CUNHA, M. A. F. da; OLIVEIRA, M. R. de; MARTELOTA, M. E., (orgs.). Linguística Funcional: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2015.

NEVES, M. H. de M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997

NEVES, M. H. de M. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: UNESP, 2002.

NEVES, M. H. de M. Texto e gramática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

NEVES, M. H. de M. Categorias gramaticais em materiais didáticos. In: CASEB-GALVÃO, V.; NEVES, M. H. de M. (orgs). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2017.

NOGUEIRA, E.; MARCHETTI G.; CLETO, M. L. Geração alpha língua portuguesa: anos finais, 9º ano. São Paulo: Edições SM, 2018.

OLIVEIRA, T. A. e ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: língua portuguesa, 9º ano. Ed. 5ª – Baruerí – SP: IBEP, 2018.

SILVA, L. A. da. Condução do trabalho escolar com a gramática. In: CASEB-GALVÃO, V.; NEVES, M. H. de M. (orgs). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2017.

SPERANÇA-CRISCUOLO, A. C. Funcionalismo e cognitivismo na sintaxe do português: uma proposta de descrição e análise de orações subordinadas substantivas para o ensino [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014, 182 p. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 20/04/2022.

RANGEL, E. Livro didático de Língua Portuguesa para a Educação Básica: problemas e perspectivas. In: BUNZEN, C. (Org.). Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 07-15.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14º ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Oliveira, W. C. (2023). ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL . Porto Das Letras, 9(1), 28–44. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14935