ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.wco1

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a maneira como as orações subordinadas adverbias são abordadas em materiais didáticos, a saber, duas coleções de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental. Os livros são de autoria de Oliveira e Araújo (2018) e Nogueira, Marchetti e Cleto (2018). Os dados foram analisados a partir da perspectiva cognitivo-funcional, e também a partir dos enunciados de atividades escolares, observando como a gramática é tratada nessas atividades, se elas se apresentam apenas no nível de classificação e em exercícios de metalinguagem ou se levam os alunos a uma reflexão sobre o uso efetivo da língua, considerando o texto, o contexto de sua produção e seus propósitos enunciativos. É uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, e procedimento técnico e documental. Para tanto, buscamos o aparato teórico em autores como, Martelota (2011), Neves (1997, 2002, 2016) Travaglia (2009), Antunes (2003, 2007), Sperança-Criscuolo (2014), Araújo (2017). O percurso analítico possibilitou perceber que os livros didáticos ainda privilegiam a gramática que nomeia e classifica, considerando apenas no nível sintático.

Biografia do Autor

Warlete Cristina Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professora da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

Oliveira, W. C. (2023). ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL . Porto Das Letras, 9(1), 28–44. https://doi.org/10.20873.wco1