A TEORIA DO LÍRICO EM “ESTILO LÍRICO: A RECORDAÇÃO”, DE EMIL STAIGER

Autores/as

Palabras clave:

Estilo lírico; Emil Staiger; Conceitos Fundamentais da Poética (1997)

Resumen

Neste trabalho comentamos o texto “Estilo lírico: a recordação”, primeira seção do ensaio Conceitos Fundamentais da Poética (1997), do suíço Emil Staiger. A relevância deste comentário se estabelece em três aspectos: a importância dessa obra de Staiger para os estudos sobre os estilos poéticos e, particularmente, sobre o lírico; a dificuldade inerente àquele texto e a escassa abordagem expositiva a respeito do mesmo em língua portuguesa. Por essa razão, a presente abordagem foi feita visando a apresentar, a título de paráfrase e de maneira didática, a teoria defendida pelo estudioso, bem como a argumentação que ele utiliza para fundamentá-la. Observamos as oito subseções em que Staiger divide os principais pontos de sua teoria, procurando clarificar o máximo possível sua linguagem e interferir o mínimo possível no modo como ele trata a matéria. Acrescentamos sínteses pontuais ao final do comentário de cada uma das mencionadas subseções. Nossa abordagem resultou numa espécie de tradução intralinguística da versão brasileira do texto de Staiger, facilitando não só a compreensão de pontos fulcrais para o mesmo (como as relações que o lírico estabelece com o épico e o dramático) mas também de conceitos como “um-no-outro”, “disposição anímica”, “unicidade” e “recordação” lírica.    

Biografía del autor/a

Antônio Egno Carmo Gomes, UFT- Universidade Federal do Tocantins

Antônio Egno do Carmo Gomes é doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e professor de Teoria Literária na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional.

Citas

CASTRO, E. M. de Melo e. Uma concepção fractal da língua portuguesa. In: FERREIRA, António Manuel; et al (Ed.). Pelos mares da língua portuguesa 3. p. 251-260. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10773/18281>. Acesso em: fevereiro 2021.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Elipse. In: ___. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986, p. 627.

KLAUCK, Ana Paula. Reflexões sobre o estilo lírico: uma análise de poema na perspectiva de Emil Staiger. In: Nau Literária. Crítica e Teoria da Literatura em Língua Portuguesa. Porto Alegre – Vol. 05 N. 01 – jan/jun 2009. p. 1-11. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/view/5149>. Acesso em: março 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.5149.
STAIGER, Emil. Estilo lírico: a recordação. In: ___. Conceitos Fundamentais da Poética. 3.ed. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. p. 19-75.

Publicado

2022-09-24

Cómo citar

Carmo Gomes, A. E. (2022). A TEORIA DO LÍRICO EM “ESTILO LÍRICO: A RECORDAÇÃO”, DE EMIL STAIGER. Porto Das Letras, 8(Especial), 149–165. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11632