A Subjetividade como categoria de análise e intencionalidade pedagógica no ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.24e20

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância da Subjetividade e da Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para tanto, foi realizada uma retrospectiva histórico-social sobre essa modalidade de ensino desde o ano de 1947 até a estrutura que é ofertada hoje nas unidades escolares brasileiras, bem como, o encontro proposto pelos(as) autores(as) entre EJA, Subjetividade e Literatura. À vista disso, este trabalho se ancora na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, pois para ele a subjetividade individual e a subjetividade social se desenvolvem a partir das experiências simbólicas e emocionais adquiridas no dia a dia. Assim, ao apresentar obras literárias aos(as) estudantes da EJA é necessário levar em consideração que eles(as) possam reconhecer-se nos textos/livros lidos, percebam que o fato relatado na obra literária está interligado à sua vida, sua história, da mesma maneira que, à sua identidade como discente e cidadão(ã). Paralelo a leitura literária há a Subjetividade nas linhas/entrelinhas dos textos/livros posta pelo(a) autor(a), do mesmo modo que, a subjetividade individual e/ou social intrínseca ao leitor(a) da obra. Dado que, a EJA é uma modalidade da Educação Básica e tem por princípios garantir um ensino de qualidade a estudantes de diversas faixas etárias que por diversos motivos não concluíram o ciclo estudantil na idade prevista.

Biografia do Autor

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutor em Educação (UNICAMP - CORPO-TEMPORALIDADE: a intuição como conhecimento no ensino de teatro), Pós-Doutor (INTENCIONALIDADE E AFETIVIDADE - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Teatro (Mozarteum); é professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor permanente do Mestrado em Letras (Porto Nacional) da mesma universidade. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); foi presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT); responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano. É vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB). Bolsista produtividade em pesquisa UFT 2018. 

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

ROCHA CARDOSO, R., & Casimiro de Camargo Sampaio, J. (2024). A Subjetividade como categoria de análise e intencionalidade pedagógica no ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos. Porto Das Letras, 10(Especial), 298–317. https://doi.org/10.20873.24e20