Concepções sobre língua de sinais e pensamento dos surdos e suas implicações para o ensino de conceitos abstratos

Autores

  • André Nogueira Xavier Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Uma preocupação bastante frequente entre professores e outros agentes envolvidos na educação de surdos diz respeito ao ensino de conceitos abstratos relacionados às ciências naturais, tais como a biologia, a física e a química. Embora muitos mitos acerca das capacidades intelectuais das pessoas surdas e das línguas de sinais venham sendo desfeitos, alguns deles persistem no imaginário desses profissionais e parecem estar na base desse tipo de preocupação. Neste trabalho, discorro sobre alguns recursos didáticos especificamente recomendados à educação de surdos – mas, como se verá, também benéficos à educação dos demais estudantes – que podem ser úteis no ensino de conceitos abstratos. Entretanto, ressalto que o foco no ensino de conceitos desse tipo não deveria ocupar o centro das atenções dos educadores de surdos. Como mostrarei, há questões mais urgentes que precisam ser consideradas por muito provavelmente estarem na base das dificuldades ou mesmo impedimentos de aprendizagem por parte de parcela dos alunos surdos.

Biografia do Autor

André Nogueira Xavier , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de licenciatura em letras libras da Universidade Federal do Paraná. Email: andrexavier@ufpr.br

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Xavier , A. N. . (2021). Concepções sobre língua de sinais e pensamento dos surdos e suas implicações para o ensino de conceitos abstratos . Porto Das Letras, 6(6), 292–312. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11437

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