Educação literária no ensino de línguas

uma nova cidadania em foco

Autores/as

  • Bruna Otani Ribeiro Unila/Unioeste

Palabras clave:

educação literária; ensino de línguas; literatura; caráter humanizador; nova cidadania.

Resumen

Considerando que, em diálogos e trocas de experiências com colegas docentes sobre suas respectivas práticas de ensino, é possível identificar a ausência do trabalho com textos literários em aulas de idiomas, este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica que teve por objetivo estudar teóricos de defendem o caráter humanizador do texto literário e a relevância da educação literária, como Antonio Candido (2004, 2009), Guadalupe Jover (2007), Michèle Petit (2009), etc., para enfatizar a necessidade de a literatura estar presente no ensino de línguas. Tendo sido concluída a pesquisa, foi possível compreender que o resultado do trabalho com textos literários em sala de aula, segundo esses teóricos, é a formação de leitores críticos e também mais humanos, preocupados com o próximo e com situações problemáticas existentes ao seu redor. Dessa forma, justifica-se a defesa da educação literária no ensino de línguas por ela ser capaz de promover, indiretamente, transformações sociais no meio em que leitores se encontram inseridos, o que, por sua vez, pode culminar na existência de uma nova cidadania, correspondente com sociedades mais justas e igualitárias.

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Publicado

2021-02-07

Cómo citar

Otani Ribeiro, B. (2021). Educação literária no ensino de línguas : uma nova cidadania em foco. Porto Das Letras, 7(1), 323–341. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11339