Educação literária no ensino de línguas

uma nova cidadania em foco

Autor/innen

  • Bruna Otani Ribeiro Unila/Unioeste

Schlagworte:

educação literária; ensino de línguas; literatura; caráter humanizador; nova cidadania.

Abstract

Considerando que, em diálogos e trocas de experiências com colegas docentes sobre suas respectivas práticas de ensino, é possível identificar a ausência do trabalho com textos literários em aulas de idiomas, este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica que teve por objetivo estudar teóricos de defendem o caráter humanizador do texto literário e a relevância da educação literária, como Antonio Candido (2004, 2009), Guadalupe Jover (2007), Michèle Petit (2009), etc., para enfatizar a necessidade de a literatura estar presente no ensino de línguas. Tendo sido concluída a pesquisa, foi possível compreender que o resultado do trabalho com textos literários em sala de aula, segundo esses teóricos, é a formação de leitores críticos e também mais humanos, preocupados com o próximo e com situações problemáticas existentes ao seu redor. Dessa forma, justifica-se a defesa da educação literária no ensino de línguas por ela ser capaz de promover, indiretamente, transformações sociais no meio em que leitores se encontram inseridos, o que, por sua vez, pode culminar na existência de uma nova cidadania, correspondente com sociedades mais justas e igualitárias.

Literaturhinweise

ALMANSA MONGUILOT, Ana María. La literatura española en un currículo de lengua extranjera. Algunas reflexiones. Mosaico, n. 3, p. 4-9, 1999.

BARTHES, Roland. El Placer del texto. Buenos Aires: Siglo XXI Argentina Editores, 1974.

BLOOM, Harold. Shakespeare. La invención de lo humano. Barcelona: Anagrama, 2002.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2009.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Antonio Candido. Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004; p. 169-191.

CAVALCANTE, Marcilene da Silva Nascimento. Literatura: um estudo sobre as concepções dos estudantes e professores do ensino médio na fronteira Brasil-Peru. In: Anais do 2º encontro de Diálogos Literários: um olhar para a diversidade. Campo Mourão: UNESPAR/FECILCAM, 2013. Disponível em: <https://dialogosliterarios.files.wordpress.com/2013/12/84.pdf > Acesso em: 18 nov. 2020.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Enseñar a Leer, Enseñar a Comprender. Madrid: Celeste, 1996.

DELGADO GUZMÁN, Yenni Rosalba. La literatura: concepciones e implicaciones de su enseñanza en la escuela primaria, institución educativa departamental Carmen de Carupa, sede Antonio Nariño. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura en Educación Básica con énfasis en Humanidades y Lengua Castellana) – Universidad Santo Tomás, Chiquinquirá, 2017.

GARCIA, Flavio; MARKENDORF, Marcio; PHILIPPOV, Renata. Chamada para publicação (2021). In: Revista Abusões. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/announcement/view/1092>. Acesso em: 02 jul. 2020.

GULLAR, Ferreira. La literatura existe porque la vida no basta. [Entrevista concedida a] Daniel Salgado. El país. Santiago de Compostela, on-line, 4 jun. 2007. Disponível em: <https://elpais.com/diario/2007/06/04/galicia/1180952304_850215.html>. Acesso em: 08 jul. 2020.

JOUINI , Khemais. El texto literario en la clase de español como lengua extranjera: propuestas y modelos. UsoÍkala, revista de lenguaje y cultura. On-line, v. 13, n. 20, p. 121-159, Julio-Diciembre, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=255020456005>. Acesso em: 2 fev. 2019.

JOVER, Guadalupe. Un mundo por leer. Educación, adolescentes y literatura. Barcelona: Octaedro, 2007.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018. E-book. Paginação irregular.

MENDOZA FILLOLA, Antonio. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Alicante: Biblioteca Virtual de Miguel de Cervantes, 2008. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/la-educacin-literaria---bases-para-la-formacin-de-la-competencia-lectoliteraria-0/html/01e1d59a-82b2-11df-acc7-002185ce6064_2.html#I_1_>. Acesso em: 06 dez. 2020.

MILREU, Isis. O ensino de literaturas hispânicas na contemporaneidade: desafios e perspectivas. In: CLÍMACO, Adriana Ortega; MILREU, Isis; ORTEGA, Raquel da Silva. (Org.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. 1. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2018, p. 83-111.

PETIT, Michèle. A arte de ler – ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

SANTOS, Ana Cristina dos. Didática da literatura no ensino de E/LE: teoria e prática. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009, p. 2288-2296. Disponível em: <https://docplayer.com.br/6677029-Didatica-da-literatura-no-ensino-de-e-le-teoria-e-pratica.html>. Acesso em: 28 out. 2020.

VARGAS LLOSA, Mario. La verdad de las mentiras. 1. ed. Barcelona: Seix Barral Biblioteca Breve, 1990.

Veröffentlicht

2021-02-07

Zitationsvorschlag

Otani Ribeiro, B. (2021). Educação literária no ensino de línguas : uma nova cidadania em foco. Porto Das Letras, 7(1), 323–341. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11339