Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
- El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
- Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
- El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
DOSSIÊ
Os Dossiês temáticos estão assim estruturados: um dossiê temático para os Estudos Literários e outro dossiê temático para os Estudos Linguísticos, bem como suas interfaces.
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Esta seção contemplará artigos da área de Estudos Linguísticos que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Linguísticos receberá artigos em Fluxo Contínuo.
ESTUDOS LITERÁRIOS
Esta seção contemplará artigos dos Estudos Literários, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Literários receberá artigos em Fluxo Contínuo.
SEÇÃO LIVRE
Esta seção contemplará artigos da área de Letras, Linguística, Estudos Culturais e Artes, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A Seção Livre recebe artigos e ensaios em Fluxo Contínuo.
RESENHAS
A seção de Resenhas publicará resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 2 anos, ou de livros publicados no exterior nos últimos 3 anos. A seção de Resenhas receberá textos em Fluxo Contínuo.
Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira
Esta seção especial receberá somente artigos aprovados no IV Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte - GELLNORTE
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Essa seção publica artigos referentes à Língua Brasileira de Sinais, bem como outras Línguas de Sinais em uso no Brasil.
Dossiê - Experiências e propostas de ensino com saberes indígenas em espaços formais e informais
As discussões referentes ao ensino de saberes indígenas em contextos de educação estão se desenvolvendo no Brasil com base em diferentes perspectivas teóricas, principalmente no que tange às contribuições das pesquisas feitas por professores e pesquisadores indígenas desenvolvidas em contextos de pós-graduação. Nesse sentido, as reflexões em torno de práticas interculturais em processos de Educação Indígena e de Educação Escolar Indígena são importantes para subsidiar ações diretas – como a produção de políticas públicas – para subsidiar a formação de professores indígenas e para assistir as escolas situadas em territórios indígenas, cujos saberes dos povos são profundamente discutidos. É nesse sentido que esta proposta de dossiê visa a reunir trabalhos de pesquisadores indígenas e não indígenas que se preocupam em discutir as experiências e as propostas de ensino que desenvolvem/desenvolveram ou que analisam/analisaram em contextos de produção de pesquisa acadêmica e não acadêmica temas relacionados aos saberes indígenas, em diferentes perspectivas, nos contextos de espaços de educação formal e informal.
Entre os temas sugeridos para este dossiê, incluem-se:
- Saberes indígenas em contextos de educação formal ou informal;
- Formação de professores indígenas;
- Processos de ensino e aprendizagem de saberes indígenas;
- Práticas interculturais no ensino e na aprendizagem de saberes indígenas.
- Propostas pedagógicas tematizando a literatura indígena na educação básica.
As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis na seção Diretrizes para os autores.
As contribuições para o dossiê devem ser submetidas apenas pelo site da revista.
Data: envio até 31 de outubro de 2025.
Previsão de publicação: dezembro de 2025.
Organizadores(as) do número:
Dr. Shelton de Souza Lima (UFAC)
Dra. Iza Reis Gomes (IFRO/UFAC)
Dra. Márcia Wayna Kambeba (UFPA)
Dra. Márcia Dias dos Santos (UNIR)
Aviso de derechos de autor/a
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.