Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas e estão ativas.
  • A contribuição é escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12; folha A4; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e inferior de 2,5cm e as margens direita e esquerda de 3,0cm, parágrafo 1,25 cm
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista
  • O material apresenta resumo, palavras-chave, abstract e keywords.
  • O artigo não apresenta identificação do(s) autores no texto do artigo. As informações sobre os autores devem incluídos, obrigatoriamente, nos metadados da submissão: autor, email, instituição em que atua e curso em que se formou
  • A contribuição utiliza o modelo disponível no Modelo de Artigo nas diretrizes para autores.
  • Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em:
    https://docs.uft.edu.br/share/s/OQRqSGBMS7OwRxJ5piUjew

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Atenção:

Os dados sobre o(s) autor(es) devem ser inseridos na inclusão dos metadados, no momento da submissão. Deve conter informações como: e-mail, titulação, instituição em que se titulou e a qual está vinculado, bem como outras informações que o autor achar importante.

Não serão aceitos artigos que não inserirem os dados completos sobre os autores nos metados do artigo e no cadastro da revista. Os artigos que não atenderam as normas da revistas serão automaticamente recusados pela comissão editorial. 

1. Os artigos devem ser submetidos através do site da Revista, através de login e senha, no link Submissões.

2. Os trabalhos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos em português, alemão, espanhol, francês, inglês e Libras, em vídeo-registro ou SignWriting.

3. Os artigos deverão ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 25 páginas. As referências, os apêndices e anexos não serão computados nessa contagem.

4. As resenhas deverão ter, no mínimo, 3 páginas e, no máximo, 5 páginas. Serão aceitas resenhas de livros publicadas no Brasil nos últimos 2 anos e, no exterior, nos últimos 3 anos.

5. Os trabalhos devem apresentar as seguintes características: devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12; folha A4; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e inferior de 2,5cm e as margens direita e esquerda de 3,0cm, parágrafo 1,25 cm.

6. A primeira página do texto deve conter o título do trabalho em língua portuguesa, só as letras iniciais em maiúscula, centralizado, negrito. Uma linha abaixo do título, deve ser inserido o título em língua inglesa, centralizado, somente as letras iniciais em maiúscula. Os títulos devem ter fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm.

7. Os artigos não devem conter identificação dos autores, pois a revista adota a avaliação cega por pares. Os dados sobre o(s) autor(es) devem ser inseridos na inclusão dos metadados, no momento da submissão. Deve conter informações como: e-mail, titulação, instituição em que se titulou e a qual se vinculado, bem como outras informações que o autor achar importante.

8. Os artigos devem conter Resumo e Abstract, com, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman, tamanho 11, sem adentramento, em um único parágrafo, que devem vir duas linhas após a identificação do autor. Logo após o resumo devem constar as palavras-chaves e keywords (mínimo de três e máximo de cinco) separadas por ponto e vírgula. Uma linha após as palavras-chaves deve vir o Abstract seguido de Keywords (mínimo de três e máximo de cinco). Os autores poderão incluir, além dos resumos em inglês e português, resumos em outras línguas como alemão, espanhol, francês e Libras (SignWriting).

9. Para citações bibliográficas no texto, usar os seguintes sistemas: (AUTOR, data, página), ou quando o autor já foi citado somente (data, página). Os títulos das obras citadas devem estar em itálico. Ex.: (LISPECTOR, 1981, p. 12) ou, Lispector…. (1981, p. 12).

10. Os títulos das seções devem ser numerados com algarismos arábicos, sem numerar a introdução, conclusão e referências. Todos os títulos das seções, inclusive introdução, conclusão e referências, deverão estar alinhados à esquerda e em negrito. Não inserir parágrafo ou espaços após os subtítulos.

11. Citações com até três linhas devem aparecer no corpo do texto, entre aspas duplas, na mesma fonte do corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem vir em bloco, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 10, com recuo de 3 cm da margem esquerda do texto.

12. As notas de rodapé devem aparecer no pé da página, em fonte Times New Roman, fonte 10, espaço simples e sem adentramentos. As citações em língua estrangeira no corpo do texto deverão ser traduzidas nas notas de rodapé.

13. Tabelas, imagens e gráficos devem ser centralizadas, com uma legenda numerada com algarismos arábicos. As legendas devem conter a fonte das imagens, mesmo que seja do autor. As tabelas devem ter fonte Times New Roman, tamanho 10.

14. Apêndices e anexos devem vir após as referências, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

14. As referências devem aparecer no final do texto, em ordem alfabética, e devem obedecer às normas da ABNT.

Livro: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais maiúsculas). Título da obra em itálico. Tradução. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores. Em caso de o artigo citar duas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmoano, deve-se utilizar a diferenciação por meio da inserção de letras sequenciais após a data (1991a, 1991b, 1991c, etc), tanto no texto quanto nas referências.

Ex. EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 5ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais em maiúsculo). Título do capítulo. Seguida da Preposição In: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais). (Org.), se necessário. Título da obra em itálico. Tradução. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores.

Ex.: RESENDE, A. M. Paradigmas do ato tradutório. In: CARVALHAL, T. F.; REBELLO, L. S. e FERREIRA, E. F. C. (Orgs.) Transcriações: teoria e práticas. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2004.

Periódicos: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais em maiúsculo). Título do Artigo. Nome do Periódico em itálico. Volume (Vol.), Número (N.), número das páginas, data de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores.

Ex.: PETERSON, J. M.; SILVA, A. O Sujeito em Movimento: Pós-Moderno, Migrante e Transnacional. Letras de Hoje. Vol. 59, N. 2, p. 179-184, abr.-jun. 2015.

DOSSIÊ

Os Dossiês temáticos estão assim estruturados: um dossiê temático para os Estudos Literários e outro dossiê temático para os Estudos Linguísticos, bem como suas interfaces. 

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Esta seção contemplará artigos da área de Estudos Linguísticos que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Linguísticos receberá artigos em Fluxo Contínuo. 

ESTUDOS LITERÁRIOS

Esta seção contemplará artigos dos Estudos Literários, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Literários receberá artigos em Fluxo Contínuo. 

SEÇÃO LIVRE

Esta seção contemplará artigos da área de Letras, Linguística, Estudos Culturais e Artes, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A Seção Livre recebe artigos e ensaios em Fluxo Contínuo.

RESENHAS

A seção de Resenhas publicará resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 2 anos, ou de livros publicados no exterior nos últimos 3 anos. A seção de Resenhas receberá textos em Fluxo Contínuo. 

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira

Esta seção especial receberá somente artigos aprovados no IV Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte - GELLNORTE 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Essa seção publica artigos referentes à Língua Brasileira de Sinais, bem como outras Línguas de Sinais em uso no Brasil. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.