Mapeamento das dificuldades de Ensino da Prática de Análise Linguística em Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura
Abstract
O Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura proporciona o contato com teorias linguísticas, metodologias de ensino, além de aquisição e desenvolvimento de experiências pedagógicas. No entanto, durante esse processo, a prática de análise linguística tem se mostrado resistente por parte dos(das) licenciandos(as), que priorizam apenas os eixos de leitura, produção de texto e oralidade em microaulas na universidade e regências na escola. Este trabalho busca mapear as dificuldades enfrentadas por estagiários em formação inicial quanto ao uso da análise linguística em atividades de cunho acadêmico e nas regências escolares. Localizada no campo Indisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa, de natureza qualitativa, é do tipo estudo de caso, considerado particular e representativo de um conjunto de casos análogos. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se um questionário aplicado aos cursistas dos componentes ‘Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I e II, no semestre letivo 2023.1, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional. Como fundamentação teórica, mobilizou-se estudos no campo do ensino das práticas de linguagens na perspectiva enunciativo-discursiva; dos estudos gramaticais e de análise linguística. Foram identificadas dificuldades que envolvem os seguintes fatores: desconstrução do modelo tradicional; falta de aprofundamento no ensino dessa prática na universidade, a falta de compreensão e entendimento do papel da análise linguística. Tais resultados podem redimensionar as práticas de professores orientadores quanto ao ensino e treinamento de professores em formação inicial no manejo com análise linguística.
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