CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

uma proposta didática

Autor/innen

  • Marluce Lima de Jesus Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA https://orcid.org/0000-0003-1957-8091
  • Wolney Gomes Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Abstract

Buscou-se investigar como alfabetizadores promovem o  desenvolvimento das habilidades fonológicas de alunos com Deficiência Visual. Através do estudo de caso, foram aplicados questionário e grupo focal, a fim de perceber como se desenvolve a prática alfabetizadora e o entendimento sobre a importância das habilidades de Consciência Fonológica em processo de alfabetização. Como aporte teórico, discutimos sobre uma alfabetização sociointeracionista a partir dos conceitos da Consciência Fonológica. À luz da técnica de análise de conteúdo revelou-se a necessidade de formação docente condizente com as especificidades pedagógicas dos alunos com Deficiência Visual, além da necessidade de conhecimento sobre os aspectos fonológicos que envolvem o processo de leitura e escrita. Os discursos indicaram que os participantes realizam atividades que envolvem habilidades fonológicas, mas não sistematizam para o domínio dos princípios do Sistema da Escrita Alfabética.

Autor/innen-Biografie

Marluce Lima de Jesus, Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA

Mestre em Letras. Professora de Língua Portuguesa da rede Estadual de Educação do Estado da Bahia. Pós -graduada em Leitura e Lietratura infanto-Juvenil. Professor de alfabetização em braille atuando no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA.

Literaturhinweise

BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicol Reflex Crít. 2003.

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular-BNCC versão final. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versao final_site.pdf. Acesso em: 10 de nov. de 2019.

BRASIL. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização, 2019.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra.; CAPOVILLA, Fernando. Problemas de leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 4. ed. São Paulo: Memnon, 2004.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando. Alfabetização: Método Fônico. São Paulo: Memnon, 2007.

COBO, Ana Delgado. RODRÍIGUEZ, Manuel Gutiérrez, BUENO, Salvador Toro. Desenvolvimento Cognitivo e Visual. In: MARTIN, M. B., BUENO, S. T. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003.

DINIZ, Neusa Lopes Bispo Pinto. Metalinguagem e alfabetização: efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita. [Tese de Doutorado]. São Paulo: USP , 2008, p.23.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001.

MORAIS, Artur Gomes. A Consciência Fonológica de alfabetizandos jovens e adultos e sua relação com o aprendizado da escrita. In: LEAL, TELMA FERRAZ. Albuquerque, Eliana Borges Correia, MORAIS, Artur Gomes de. (org.) Alfabetizar Letrando na EJA: Fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996.

ORTEGA, Mauro Pelegrini. Linguagem e Deficiência Visual. In: MARTIN, Magali Nueno; BUENO, Salvador Toro. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003.

P1. Entrevista. Bahia (Ipiaú), 10 fevereiro 2020.

P2. Entrevista. Bahia (Ipiaú), 10 fevereiro 2020.

P3. Entrevista. Bahia (Ipiaú), 10 fevereiro 2020.

P4. Entrevista. Bahia (Ipiaú), 10 fevereiro 2020.

P5. Entrevista. Bahia (Ipiaú), 10 fevereiro 2020.

PIÑERO, Dolores Maria Corbacho; QUERO, Fernando Oliva; DIAZ, Francisco Rodrigues. O Sistema Braille.In: MARTIN, Magali Bueno., BUENO, Salvador Toro. Deficiência Visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2001.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2.ed.São Paulo: Contexto, 2002.

SOARES, Magda. Paulo Freire e alfabetização: muito além do métodos. In SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo V. Trad. de Maria dele Carmen Ponce Fernandez. Havana: Editorial Pueblo y educacional, 1991.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 2011.

Yin, Robert Karl. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman. 2005.

Veröffentlicht

2022-12-23

Zitationsvorschlag

Lima de Jesus, M., & Gomes Almeida, W. (2022). CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma proposta didática . Porto Das Letras, 8(4), 144–162. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15130