A Palo Seco: "cante que não canta, cante que aí está"
Caminhos para entender a musicalidade em João Cabral e em Belchior.
Abstract
Em entrevista captada pelo escritor, pesquisador e poeta Secchin (1999), João Cabral afirma não ter gosto pela música, exterioriza uma tendência ao sono, abrindo exceção para a música popular pernambucana e o flamenco. Ambas as expressões musicais compunham a exceção do gosto do poeta pernambucano por serem executadas no extremo da voz. Este artigo direciona a análise para a atmosfera sonora que envolve as obras de João Cabral de Melo Neto e Belchior, com foco para a influência hispânica e suas inflexões sonoras como pano de fundo da abordagem.
Literaturhinweise
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006. 164p.
IVAN, Francisco. Ensaios para um concerto barroco. Natal: EDUFRN, 2013. 314p.
NETO, José Gomes. Cancioneiro Belchior. Florianópolis/SC. 1 ed. 2019.
NUNES, Benedito. João Cabral: a máquina do poema. Org. e prefácio de Adalberto Müller. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2019.
SARDUY, Severo. Ensayos generales sobre el Barroco. Buenos Aires: FCE, 1987.
SECCHIN. Antônio Carlos. Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Editora Global. 1985.
SECCHIN. Antônio Carlos. João Cabral: A poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro, UMG. 2º edição, 1999.
SILVA, Douglas. Recepção, apropriação e poética em ‘Fábula de Anfion' de João Cabral de Melo Neto. XV ABRALIC Experiências Literárias textualidades contemporâneas. 2016.
VERNIERE, Suzana. O toque da flauta: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo, Annablume, 2016.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).