Letramento Científico nas habilidades do Campo de ‘Práticas de estudo e pesquisa’ da BNCC:
concepções sociocientíficas
Abstract
O Letramento Científico, enquanto prática social, enfatiza o caráter e a utilidade da Educação Científica tendo por finalidade formar cidadãos ativos, receptivos e socialmente responsáveis frente a situações influenciadas pelas ciências. Para aprofundar as pesquisas sobre este campo de estudo, este trabalho tem como objetivo verificar o entendimento da concepção de educação científica nas habilidades do campo de atuação ‘Práticas de estudo e pesquisa’ das séries finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. Como aporte teórico, a pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA-LOPES, 2006), em diálogo com os Novos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 2004) e o Letramento Científico (HURD, 1998; Ratcliffe, 1997; (DEBOER, 2000; SANTOS,2006; SANTOS, 2007; HOLBROOK; RANNIKMAE, 2009, silva, 2020) Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo qualitativa de procedimento descritivo documental, por Unidades de Registro (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). As categorias Natureza da Ciência, Linguagem Científica e Aspectos Sociocientíficos (Relevância, Motivação, Comunicação e Argumentação, Análise e Compreensão) são mobilizadas no tratamento dos dados (RATCLIFFE, 1997; SANTOS, 2007). Os resultados obtidos a partir das análises demonstram que as habilidades do campo de ‘Práticas de estudo e pesquisa’ estão alinhadas ao Letramento Científico, entretanto para que se consolide o ensino dos conceitos sociocientíficos notou-se a necessidade de práticas interdisciplinares entre os componentes curriculares de Ciências da Natureza e a área de Língua Portuguesa, já que a categoria predominante encontrada é a referente à Linguagem Científica com a presença de alguns Aspectos Sociocientíficos em cada habilidade.
Palavras-chave: Educação Científica; Letramento Científico; BNCC; Categorias sociocientíficas de análise.
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