O DISCURSO DO ‘FALANTE NATIVO’ ENTRE PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL

Autores

Resumo

O aumento da globalização trouxe diversas formas de entendimento do ensino da língua inglesa como, por exemplo: Inglês como Língua Internacional (MCKAY, 2002), Inglês como Língua Franca (SEIDLHOFER, 2011), Inglês como Língua Global (CRYSTAL, 2003) World English (RAJAGOPALAN, 2004) e Inglês Internacional (MCCRUM, 2010). O artigo teve como objetivo geral a reflexão do termo ‘falante nativo’ juntamente com os principais autores de Linguística Aplicada, em uma metodologia documental e de natureza básica a pesquisa trouxe conceitos para responder os seguintes questionamentos: qual o entendimento que professores que ensinam Língua Inglesa a brasileiros, com pouco conhecimento no idioma citado, possuem quando abordam o discurso da “fala nativa” em sua metodologia de ensino? Contudo, ao ouvir a expressão ‘falante nativo’, é possível definir o quê e quem seria essa pessoa?   O mito do ‘falante nativo’ para o ensino do inglês está presente em muitos contextos, tornando de suma importância o entendimento dos professores que o ensino da língua inglesa nos mostra que há diversas opções a este ‘único’ e ‘irreal’ inglês que vêm sendo ensinado ao longo de décadas nas salas de aulas, tendo como elemento idealizado o falante nativo muito distante da realidade encontrada nas interações globais.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Antony, G., & Rodrigues, L. F. (2023). O DISCURSO DO ‘FALANTE NATIVO’ ENTRE PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL. Porto Das Letras, 9(Especial), 365–382. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17035

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira