TESSITURAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Gessica Goncalves Santos Gracioli Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0009-0003-5028-2894
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

O componente curricular de Estágio Supervisionado de Pedagogia deve ser um ambiente capaz de nos impulsionar a refletir, a indagar e produzir conhecimentos outros que são sempre múltiplos e plurais. Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões da disciplina de Estágio Supervisionado e sua relevância nas discussões sobre o paradigma educacional emergente explorando a intersecção com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que orientam o ensino do Tocantins. Para tanto, utilizaremos para a elaboração deste trabalho, inserido na Linguística Aplicada, com ênfase nos paradigmas educacionais os trabalhos de Pinho (2021), Soares (1997) e Freire (2015). Quanto à formação de professores e ao Estágio Supervisionado, recorremos a como Mendes (2012), Andrade e Resende (2010), Baptista (2010) e Thurck (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativista, uma vez que estamos preocupados com a compreensão e a interpretação de fatos relacionados ao nosso objeto de estudo. Os resultados apontaram para documentos que ainda apresentam hegemonias voltada na educação bancária que podem fazer com que as práticas continuem descontextualizadas socialmente. Para tal, é necessária uma reconstrução de pensamentos, conceitos e ideias que evidenciem o contexto real da prática de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas;política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Referências

ANDRADE, R. C. R; RESENDE, M. R. Aspectos legais do Estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, p. 230-252, 2010.

BAPTISTA, L. M. T. R. Construção identitária e crenças em torno da profissionalização docente por parte de futuros professores de espanhol: uma incursão inicial. In: SIMÕES, D. M. P.; FIGUEIREDO, F. J. Q. (Orgs.). Contribuições da linguística aplicada para os professores de línguas. Campinas: Pontes, 2015, p. 131-147.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 002/2017. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.mec.gov.br. Acesso em: 30 jun. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso. 20 de junho de 2023.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008

CAPRA, F. O ponto de mutação. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 2006.

DE PINHO, M. J. Conteúdos que embasam diretrizes para formação de professores: é possível pensar complexo?. Humanidades e Inovação , v. 8, p. 175-183, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 9 ed. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. Pesquisa com fontes documentais: levantamento, seleção e análise. In. TOLEDO, C. A. A.; GONZAGA, M. T. C. Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de ciências humanas. Maringá: Ed. UEM, 2011. p.101-120.

MENDES, E. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de Português. In: LOBO, Tânia et alii. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador-BA: EDUFBA, 2012.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

TOCANTINS, Documento Curricular para o Território do Tocantins - DCT-TO - Etapa Ensino Infantil e Educação Fundamental. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Palmas. 2022.

TOCANTINS, Resolução CEE/TO Nº: 108/2022 - Institui o Documento Curricular para o Território do Tocantins - DCT-TO – Etapa Ensino Infantil e Educação Fundamental, orienta a sua implementação e dá outras providências. Palmas: 2022. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/302068. Acesso em: 05 jun. 2023.

THURCK, Á. L. N. As visões de língua, sujeito e sala de aula de professores de língua inglesa. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUCSP. v. XXIV: 1-12, 2011.

TUZZO, S. A; BRAGA, C. F. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v. 4, n.5, p. 140-158, ago. 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Goncalves Santos Gracioli, G., & José de Pinho, M. (2023). TESSITURAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL. Porto Das Letras, 9(Especial), 214–225. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16998

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira