CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

uma proposta didática

Autores

  • Marluce Lima de Jesus Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA https://orcid.org/0000-0003-1957-8091
  • Wolney Gomes Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Buscou-se investigar como alfabetizadores promovem o  desenvolvimento das habilidades fonológicas de alunos com Deficiência Visual. Através do estudo de caso, foram aplicados questionário e grupo focal, a fim de perceber como se desenvolve a prática alfabetizadora e o entendimento sobre a importância das habilidades de Consciência Fonológica em processo de alfabetização. Como aporte teórico, discutimos sobre uma alfabetização sociointeracionista a partir dos conceitos da Consciência Fonológica. À luz da técnica de análise de conteúdo revelou-se a necessidade de formação docente condizente com as especificidades pedagógicas dos alunos com Deficiência Visual, além da necessidade de conhecimento sobre os aspectos fonológicos que envolvem o processo de leitura e escrita. Os discursos indicaram que os participantes realizam atividades que envolvem habilidades fonológicas, mas não sistematizam para o domínio dos princípios do Sistema da Escrita Alfabética.

Biografia do Autor

Marluce Lima de Jesus, Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA

Mestre em Letras. Professora de Língua Portuguesa da rede Estadual de Educação do Estado da Bahia. Pós -graduada em Leitura e Lietratura infanto-Juvenil. Professor de alfabetização em braille atuando no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú BA.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lima de Jesus, M., & Gomes Almeida, W. (2022). CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma proposta didática . Porto Das Letras, 8(4), 144–162. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15130